Terminam neste domingo (9) as eleições para o Parlamento Europeu, que mobiliza até 370 milhões de pessoas aptas a votarem em 27 países do continente. Ao todo, 720 assentos estão em disputa para a próxima legislatura, que se encerra em 2029. O pleito teve início na última quinta (6), na Holanda, tendo tido sequência na sexta (7), na Irlanda e na República Tcheca. No sábado (8), as urnas estiveram abertas em Malta, na Eslováquia e na Letônia, enquanto neste domingo o processo ocorre nos outros 21 países do grupo.
O terreno considerado politicamente mais delicado nestas eleições é o da Holanda, onde têm crescido as forças de extrema direita que se opõem ao bloco da União Europeia (UE). A eventual vitória do segmento dificultaria as chances de um segundo mandato para a atual presidente da Comissão Europeia, a política alemã Ursula von Der Leyen. Integrante do Partido Popular Europeu, o maior hoje no Parlamento Europeu, Leyen precisa de pelo menos 361 votos dos 720 parlamentares para se manter no cargo.
Os primeiros resultados provisórios das atuais eleições serão divulgados perto da meia-noite deste domingo, segundo fuso horário de Bruxelas (cinco horas à frente do horário de Brasília), na Bélgica, onde fica a sede oficial do Parlamento Europeu. Algumas horas antes, às 18h15min, a instituição irá divulgar “um primeiro conjunto de estimativas nacionais disponíveis”, segundo comunicado publicado neste domingo. Uma “primeira projeção” da nova composição eleita deverá vir a público entre 20h15min e 20h30min, e terá como referências estimativas nacionais, pesquisas de boca de urna e também estatísticas das intenções traçadas em período pré-eleitoral.
“Pelas 23h15-23h45 (CEST), uma segunda projeção de lugares vai incluir os primeiros resultados provisórios de alguns países da União Europeia (UE), como Portugal, e estimativas para os restantes. Os horários da divulgação das projeções são meramente indicativos. Serão feitas atualizações das projeções assim que os serviços do Parlamento receberem informações das autoridades nacionais. À 1h00 (CEST), deverá ter lugar a última projeção atualizada”, informou a instituição.
Entenda
A União Europeia reúne 450 milhões de pessoas e tem o Parlamento Europeu como uma de suas sete instituições, além de única onde há eleição por sufrágio direto. O Legislativo se soma aos governos nacionais na elaboração de normas destinadas a todo o contingente do bloco, legislação sobre mudanças climáticas, regramento fiscal e orçamento de longo prazo. Os deputados também têm o papel de fiscalizar o trabalho das demais instituições da UE.
O Parlamento Europeu é multilíngue e trabalha com 24 idiomas oficiais. A eleição para os seus quadros coloca em jogo os rumos do maior bloco econômico do mundo. Entre outras coisas, a UE ocupa o primeiro posto no ranking global de exportadores de bens e serviços, sendo ainda o maior mercado de importação para um grupo de mais de 100 países do mundo.
Edição: Raquel Setz