Data muito esperada pelo comércio e pelo setor de serviços, o dia dos Namorados, 12 de junho, não é feriado nem ponto facultativo no Brasil. A data é uma exclusividade nacional. Na maior parte do mundo, a celebração dos namorados é em 14 de fevereiro.
A tradição do 12 de junho no Brasil começou com uma iniciativa comercial em 1949. Na ocasião, a rede de lojas Clipper, visando melhorar as vendas em uma época do ano fraca para o comércio, contratou uma agência de publicidade para criação de uma campanha que ajudasse a aquecer as vendas.
A ideia de criar o Dia dos Namorados em 12 de junho foi do publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista João Doria Junior. A data faz referência a Santo Antônio, o chamado "santo casamenteiro", que é celebrado no dia seguinte, 13 de junho.
Com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor", a campanha em questão foi um sucesso. Contando com apoio da Confederação do Comércio de São Paulo (atual Fecomercio-SP), a loja conseguiu bons resultados. Em poucos anos, a ideia se espalhou por todo o país.
Em diversos países do mundo, os namorados são celebrados em 14 de fevereiro, dia de outro santo: São Valentim. Ele ficou conhecido por garantir a celebração de casamentos em períodos de guerras, quando as cerimônias eram proibidas pelo Império Romano.
A decisão de "mudar" a data no Brasil tem a ver com escolhas puramente comerciais. Como 14 de fevereiro é um dia que geralmente fica próximo ao Carnaval, a data nunca foi escolhida por lojistas do país. Por outro lado, apesar das tradições das festas juninas, junho era um mês fraco em vendas para o comércio.
Edição: Thalita Pires