A partir desta sexta-feira (14) até 19 de junho, o Levante Popular da Juventude mobilizará uma brigada de trabalho solidário no bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A iniciativa contará com a participação de 30 voluntários e voluntárias, que se dedicarão à limpeza e reconstrução de espaços públicos e comunitários.
A ação visa não apenas melhorar as condições do bairro, mas também promover debates sobre as questões climáticas que resultaram na atual situação do estado. Além das atividades de limpeza, o Levante promoverá um momento de vivência e discussão com a comunidade para debater o Rio Grande do Sul no contexto das mudanças climáticas, destacando a necessidade de um estado mais justo e sustentável.
Interessados em ajudar no mutirão de limpeza podem se inscrever no formulário on-line por meio deste link. Serão garantidos para os voluntários alimentação através das cozinhas solidárias, equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários e alojamento. Desde o início das enchentes, o Levante Popular da Juventude tem desenvolvido ações de solidariedade com as famílias atingidas.
A catástrofe climática deixou um rastro de destruição em Canoas e atingiu 44% da população da cidade. Canoas está entre os municípios mais afetados, perdendo apenas para Eldorado do Sul, com 80,8% da população impactada, e Muçum, com 66,3%, conforme governo estadual.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko