A deputada federal Maria do Rosário (PT) confirmou, na quarta-feira (19), a esperada reviravolta na corrida eleitoral pela prefeitura de Porto Alegre (RS). A pesquisa divulgada pela Atlasintel mostra a petista com 30,2% das intenções de voto, contra 24,8% de seu principal adversário, o atual prefeito Sebastião Mello (MDB).
Na pesquisa anterior, publicada pela Real Time Big Data em 2 de abril deste ano, Rosário aparecia em segundo, com 22% das intenções de voto. Mello liderava o pleito, com confortáveis 40% até então.
A virada de Rosário ocorre após a maior enchente da história de Porto Alegre. O governo de Mello foi alvo de críticas pelos alagamentos, pela atuação do governo municipal nas consequências da tragédia e pelo atendimento à população.
Em Curitiba (SC), o cenário mudou profundamente entre a penúltima pesquisa, divulgada Atlasintel em 25 de abril, e a última, publicada pela Paraná Pesquisas no dia 14 de maio deste ano.
Leia Mais.: Pesquisas mostram apenas um petista com chance de vitória nas nove capitais do nordeste
No primeiro levantamento, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), que foi cassado pelo Congresso Nacional, aparecia com 18,2% das intenções de voto, empatado na margem de erro com Paulo Martins (PL), que é deputado federal e somava 18%; e o atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD), que estava em terceiro, com 17,9%. Mais atrás, em quarto, figurava mais um deputado federal, Luciano Ducci (PSB), com 3,1%.
Dallagnol e Martins, no entanto, renunciaram às suas pré-candidaturas e o levantamento da Paraná Pesquisas mostrou a liderança de Pimentel, com 22,9%, que herdou os votos da dupla de desistentes da direita paranaense. Entre uma pesquisa e outra, Ducci cresceu 10% e já aparecia em segundo, com 13,1%.
Leia Mais.: Pesquisas indicam liderança de críticos ao agronegócio em duas capitais do Centro-Oeste
Na capital de Santa Catarina, Florianópolis, o atual prefeito Topázio Neto (PSD) caminha para uma vitória tranquila, segundo o levantamento da Futura Inteligência, de 24 de maio deste ano, que o coloca em primeiro, com 44,7% das intenções de voto. Em segundo, o deputado estadual Marquito (PSOL) soma 13,5%.
Edição: Nathallia Fonseca