Neste fim de semana ocorre a 25ª Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entre 28 e 30 de junho. O evento será realizado no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, região central da cidade.
O objetivo é discutir temas como a democratização da comunicação, a regulação das plataformas digitais e a comunicação pública e comunitária. Os deputados federais Luiza Erundina e Guilherme Boulos, ambos do Psol, devem estar presentes.
A plenária ocorre "em um momento em que fica cada vez mais escancarada a necessidade da regulação das plataformas”, diz Katia Marko, editora-chefe do Brasil de Fato RS, que participará do evento.
“O que nós vivemos no Rio Grande do Sul, a tragédia política e ambiental, que foi potencializada em muito pela desinformação e pelos interesses que vem a partir da desinformação, demonstram que não temos mais como conviver com essa liberalização que as grandes plataformas têm”, afirma.
“A gente precisa de alguma forma ter uma regulamentação e uma educação digital na sociedade. Esse tema é urgente. E o Fórum há 30 anos vem debatendo a questão da democracia na comunicação e vai trazer esse tema fortemente, assim como também vai trazer uma proposta de uma plataforma para as próximas eleições”, conclui a editora.
O primeiro debate terá como tema “Democratização da comunicação no contexto global: a disputa por políticas públicas digitais” e contará com a presença do sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), especialista em tecnologia da informação, sociedade da informação e cidadania digital.
No dia seguinte, no sábado, a programação começa com o debate “Jornalismo e comunicação popular como instrumentos para o fortalecimento da democracia”, com Geremias Santos, presidente da Abraço Brasil, Samira Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
À tarde, terão mais dois debates: “Os desafios para a efetivação do sistema público de comunicação no Brasil” e “Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto mundial”. A primeira com a participação do presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima, do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e da TVE Bahia, Flávio Gonçalves, e um representante da Frente em Defesa da EBC.
Por fim, ainda no sábado, outro debate com o tema “Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto global”, com Ana Mielke, coordenadora do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e secretária de Formação do FNDC, João Brant, secretário da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR), e Paula Guedes, do GT de Inteligência Artificial da Coalizão Direitos na Rede.
No domingo, a plenária deliberativa discutirá e aprovará o documento contendo a plataforma do movimento pela democratização da comunicação que será apresentado aos candidatos nas eleições municipais, o Plano de Lutas do FNDC, até março de 2025.
Confira a programação completa
28 de junho de 2024 (sexta-feira)
17h – Início do credenciamento dos delegados e observadores
19h – Fechamento do credenciamento dos delegados e observadores e recepção ao público participante
19h – Abertura
Admirson Ferro Júnior (Greg) – FNDC
Luiza Erundina – deputada federal
Laércio Portela – ministro interino da SECOM
20h30 – Conferência: Democratização da comunicação no contexto global: a disputa por políticas públicas digitais
Conferencista: Sérgio Amadeu – sociólogo, doutor em Ciência Política, especialista em tecnologia da informação, sociedade da informação e cidadania digital. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC)
21h30 – Encerramento
29 de junho de 2024 (sábado)
9h30 – Roda de Diálogo 1: Jornalismo e comunicação popular como instrumentos para o fortalecimento da democracia
Geremias Santos (Presidente da Abraço Brasil)
Samira de Castro (Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ)
Altamiro Borges (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)
Mediação: Rita Casaro (FNDC)
12h – Almoço
13h30 – Roda de Diálogo 2: Os desafios para a efetivação do sistema público de comunicação no Brasil
Jean Lima (Presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
Flávio Gonçalves (Diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e da TVE Bahia)
Frente em Defesa da EBC – representante da Frente
Mediação: Vieira (FNDC)
15h30 – Coffee Break
16h – Roda de Diálogo 3: Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto mundial
Ana Mielke – Coordenadora no Intervozes e articulista do site Outras Palavras
João Brant – Secretário da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR)
Paula Guedes – GT de Inteligência Artificial da Coalizão Direitos na Rede (CDR)
Mediação: representante do FNDC
18h – Encerramento
30 de junho de 2024 (domingo)
9h – Abertura da plenária deliberativa
9h30 – Apresentação, discussão e votação da proposta de documento
10h45 – Apresentação, discussão e votação das prioridades do Plano de Lutas do FNDC, até março de 2025.
11h30 – Entrega da plataforma ao candidato Guilherme Boulos
12h30 – Encerramento
Edição: Nathallia Fonseca