O Ministério do Interior do Irã anunciou neste sábado (29) que as eleições presidenciais do país serão definidas em um segundo turno.
A primeira votação ocorreu nesta sexta-feira (28) e teve o reformista Masoud Pezeshkian como candidato mais votado, com 44,40% dos votos. Em segundo lugar, ficou o ultraconservador Saeed Jalili, com 40,38%.
De acordo com as leis eleitorais iranianas, ambos deverão se enfrentar em um segundo turno, que acontecerá na próxima sexta-feira (5), uma semana após a primeira votação.
O resultado deste primeiro turno confirmou os prognósticos das pesquisas mais recentes, que apontavam para o favoritismo de Pezeshkian e Jalili, e indicavam que havia pouca diferença entre os dois.
As eleições presidenciais no Irã acontecem excepcionalmente, devido à morte do ex-presidente Ebrahim Raisi, no dia 19 de maio, em um acidente de helicóptero.
Desde então, o país vem sendo liderado interinamente pelo vice-presidente Mohammad Mokhber, que decidiu não se candidatar nestas eleições.
Quem for eleito entre Pezeshkian e Jalili deverá cumprir um mandato regular de quatro anos na Presidência do Irã.