No sábado, dia 29 de junho, a Vila das Torres foi palco de uma iniciativa que uniu empreendedorismo, cultura e comunidade.
A feira não apenas promoveu os pequenos empresários e artistas locais, mas também proporcionou um espaço vital de empoderamento e integração.
Participaram expondo trabalhos, empresas e criadores de diversas áreas, como manicure, docerias, artesanatos, comidas típicas juninas, cabeleireiras, padeiros e bingo, a feira teve uma programação completa, com jovens produzindo arte periférica e compartilhando em comunidade.
Organizado pela ONG Passos da Criança, pela Associação de Moradores e pela start-up Papoom, uma plataforma criada por dois moradores da comunidade para divulgar e vender produtos de empreendedores locais e das proximidades, o evento é visto por Wendrew de Oliveira, gestor de comunidade, e Jean Pierre, CEO da Papoom, como uma oportunidade de dar visibilidade aos pequenos empreendedores.
“Este é o nosso momento. Lutamos e estamos conseguindo quebrar os estereótipos da vila, vista em notícias ruins”
A empresa buscou por moradores interessados em expor seus trabalhos e fechou parcerias com grandes empresas, como fábricas, escolas particulares e universidades do bairro, como patrocinadoras.
“Foi um trabalho coletivo. Buscamos interessados em expor, contamos com ajuda de várias frentes e é uma alegria imensa ver como os moradores se engajaram". Foto: / Vitória Smarci
Beatriz Rodrigues, de 19 anos, produz em casa, vende por aplicativos de entrega e fornece para outros locais revenderem. Esse negócio, que é sua única fonte de renda, existe há três anos com o apoio da família. Ela compartilha seu sentimento sobre participar da feira: 'É um sentimento de orgulho e nostalgia, encontrar antigos moradores, ver coisas novas surgindo e conhecer grupos que antes não se encontravam pelo bairro", afirma.
Maurina Carvalho, atual presidente da associação de moradores, falou sobre a organização da feira: “Foi um trabalho coletivo. Buscamos interessados em expor, contamos com ajuda de várias frentes e é uma alegria imensa ver como os moradores se engajaram por conta própria para que tudo desse certo”
O evento realizado neste sábado na comunidade é um exemplo inspirador para outras regiões de Curitiba.
Por meio da união popular, foram fortalecidos os negócios locais e promovidos os talentos de novos artistas. Com ambiente acolhedor em colaboração, fortalecendo os laços entre os moradores e incentivando um espírito de solidariedade e crescimento coletivo.