Pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5), mostra que, na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), sai na frente, com 19% das intenções de voto. Bem perto dele, aparece o ex-deputado estadual João Leite (PSDB). Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, os dois são considerados tecnicamente empatados.
Sem Leite na disputa, Tramonte assumiria a liderança isolada, com 23%. O cenário foi considerado porque, apesar de pré-candidato, ainda não há definição concreta sobre a candidatura do ex-deputado estadual. As definições devem acontecer até 5 de agosto.
Em seguida, os dois principais pré-candidatos de esquerda aparecem tecnicamente empatados com outros dois postulantes: Duda Salabert (PDT) com 10% das intenções de voto, e Rogério Correia (PT), com 8%. Correia é a aposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador Carlos Viana (Podemos) também teve 8%. Bruno Engler (PL), que terá apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aparece com 7%.
Em seguida, vêm o atual prefeito da capital mineira Fuad Noman (PSD) com 6%, e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), que tem 4% das intenções de voto.
Indira Xavier (UP) e a pré-candidata Luísa Barreto (Novo), apoiada pelo governador minero Romeu Zema (Novo), têm 1%. Já Wanderson Rocha (PSTU) não pontuou. Votos em branco ou nulo somam 13%, enquanto 9% ainda não sabem em quem votar.
A pesquisa ouviu 616 eleitores de BH entre terça (2) e quinta-feira (4) e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06755/2024.
Edição: Nathallia Fonseca