Uma proposta muito solicitada entre as alunas da escola das Batucas ganha forma na 9ª Imersão Batucas, que ocorre no dia 19 de julho, das 18h30 às 20h30, em Porto Alegre. As inscrições para a oficina estão abertas.
Tendo o samba e o pandeiro na linha de frente, a ideia é dar um panorama teórico breve sobre o ritmo e suas nuances. Em seguida, parte para as práticas, utilizando alguns dos instrumentos de percussão, as vozes e o pandeiro, pela primeira vez neste projeto de imersão, ao lado de outros instrumentos e do trabalho vocal.
"A Imersão Batucas é uma oficina pensada para ser uma experiência do que é 'ser uma Batuca'. Com duração de duas horas, aborda tanto práticas percussivas, quanto experiências de canto", afirma Julia Pianta, regente das Batucas.
O objetivo é que as alunas tenham um contato mais próximo com instrumentos, além de se familiarizarem com questões rítmicas, de pulso da música e da conexão com o corpo. Nesta edição, o fio condutor será o pandeiro, que todas poderão manusear e aprender os toques clássicos e básicos.
O momento da prática vocal é ministrado pela musicista Raquel Pianta e engloba os aquecimentos vocais - de respiração e corpo - e o aprendizado de uma canção para as alunas cantarem juntas. Sempre pensando nas atividades para iniciantes na música, tanto os aquecimentos quanto as canções serão trabalhadas de forma acessível para todas.
Já a parte percussiva fica aos cuidados de Biba Meira, referência como uma das grandes bateristas brasileiras, criadora das Batucas e integrante de muitos grupos de renome aqui e no Brasil, e Julia Pianta, regente das Batucas ao seu lado e professora das requisitadas turmas de pandeiro da escola. A oficina se encerra numa grande celebração dos ensinamentos percussivos com a prática vocal, com todas tocando e cantando juntas.
Quem são as Batucas
As Batucas estão consolidadas na cidade e a cada dia mostram mais força e potência, seja pelas aulas de percussão, pandeiro, vocal e dança, seja pelo trabalho paralelo que desenvolvem sempre que a sociedade necessita, como na pandemia e, mais recentemente na enchente, com o projeto Batucas Solidárias.
Idealizada por Biba Meira, uma grande baterista brasileira que galgou seu espaço num cenário dominado por homens e pela relevância do seu trabalho como professora, a escola sempre se caracterizou como mais que um lugar de aprendizado musical. A premissa é contribuir, somar, participar, transformar, aprender, crescer, empreender, brincar. Todos esses verbos são conjugados pelas integrantes dessa escola feminina desde 2015, o ano de sua criação, por um viés inclusivo e sem preconceito etário.
Serviço
Imersão Batucas: Especial Samba e Pandeiro
Oficina de samba + vocal + pandeiro
Dia 19 de julho, das 18h30min às 20h30min
No Estúdio das Batucas, na Rua Miguel Tostes, próximo ao Hospital de Clínicas.
Valor: R$ 100
Inscrições no Sympla
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Marcelo Ferreira