Agenda

Livro sobre relação entre lugares de memória e luta dos trabalhadores tem lançamento no Rio

Evento ocorre na Livraria Leonardo da Vinci, a partir das 17h30, nesta quarta-feira (10)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Textos contam história de lugares de atuação política e social, de lazer, de protestos, de repressão, de rituais e de criação de sociabilidades - Foto: ANDES-SN.

O lançamento do livro Lugares de Memória dos Trabalhadores ocorre nesta quarta-feira (10), a partir das 17h30, na Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. Publicado pela Editora Alameda em parceria com a Fundação Perseu Abramo e apoio do Programa de Pós Graduação em História Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), a obra é organizada pelo professor Paulo Fontes e reúne 100 artigos curtos escritos por renomados pesquisadores do mundo do trabalho.

"As marcas das experiências dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros estão espalhadas por inúmeros lugares da cidade e do campo. Muitos desses locais não mais existem, outros estão esquecidos, pouquíssimos são celebrados. Na batalha de memórias, os mundos do trabalho e seus lugares também são negligenciados", destaca trecho do texto de divulgação do livro.

Baseado na série de mesmo nome do portal do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), o livro procura dar visibilidade para os espaços que contam a história da luta dos trabalhadores, ao estimular uma reflexão sobre onde vivem e como sua história e memória são tratadas. Os textos contam a história de lugares de atuação política e social, de lazer, de protestos, de repressão, de rituais e de criação de sociabilidades.


 

Serviço

Lançamento "Lugares de Memória dos Trabalhadores”

Quarta-feira (10), entre 17h30 e 20h.

Livraria Leonardo da Vinci (Av. Rio Branco 185, subsolo 1).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse