No próximo sábado (13), ocorre o Seminário "Diga Não ao Trabalho Escravo Urbano e Rural", em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As inscrições para o evento estão sendo feitas on-line e terminam nesta quinta-feira (11).
A atividade é organizada pela Pastoral Operária do Leste 1 e pelo Fórum Grita Baixada e contará com a presença do padre, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor do livro Pisando fora da própria sombra: a escravidão por dívida no Brasil contemporâneo, Ricardo Rezende; e do advogado trabalhista Cleber Antonio dos Santos. Ambos são referências no tema do trabalho análogo à escravidão.
O evento conta com o apoio da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, do Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu, da Comissão Pastoral da Terra, do Coletivo Terra - Assentamento Terra Prometida e do Sindicato dos Profissionais de Educação de Nova Iguaçu. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira neste link.
Realidade brasileira
Em 2023, o Brasil resgatou 3.190 pessoas em condições análogas à escravidão. Esse número é o maior registrado no país desde 2009, ainda no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os dados foram divulgados pela Coordenação-Geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizado e Tráfico de Pessoas (CGTRAE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e revelam ainda que os empregadores pagaram R$ 12,8 milhões em indenizações trabalhistas.
Serviço
Seminário "Diga Não ao Trabalho Escravo Urbano e Rural"
Data: 13 de julho
Horário: Das 8h30 às 11h30
Local: Sala Padre Fernando Vandenabeele - Centro de Formação de Líderes (CENFOR)
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 8 - Moquetá - Nova Iguaçu (RJ), ao lado do SESC
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister