Com o objetivo de levar alimentação saudável à população, o Movimento dos Trabalhadores por Direitos do Distrito Federal (MTD-DF), em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos, vai inaugurar, neste sábado (13), a partir das 11h, a Cozinha Popular Mara, na chácara 84 do Trecho III de Sol Nascente.
"A cozinha vem como um soprinho de levar comida saudável e de promover a segurança alimentar com esse pessoal", afirma Juliana Machado, do MTD-DF. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2021, o Sol Nascente tem o maior índice de insegurança alimentar grave do DF, com 12,7% da população sem ter o que comer.
Na inauguração, serão oferecidas 150 refeições para as famílias cadastradas no projeto Esperança no Prato. Além da Cozinha Popular, a iniciativa vai promover outras atividades, como a criação de hortas comunitárias, a recuperação de alimentos em risco de desperdício e a capacitação sobre alimentação saudável.
Segundo a ativista do MTD-DF, o projeto busca garantir a segurança alimentar da população que vive no Trecho III do Sol Nascente, área afastada de equipamentos sociais.
"É uma área de deserto e pântano alimentar, ou seja, é longe de chegar a estabelecimentos que vendam frutas, verduras, alimentos in natura, minimamente processados, para poder ter uma alimentação adequada e saudável", explica Juliana. "Lá tem muitos lugares que vendem alimentos ultraprocessados, o que ajuda a desenvolver as doenças crônicas não transmissíveis na população."
O projeto visa ações coordenadas em três eixos: qualidade na produção de alimentos; condições de abastecimento e acesso aos alimentos produzidos; e fortalecimento da renda da população.
Inauguração da Cozinha Popular Mara
Dia: 13/07
Horário: 11h
Local: SHSN Chácara: 84 Conjunto: H1 Lotes: 8 e 9
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino