inclusão

Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência começa neste domingo (14) com participação do ministro Silvio Almeida

Brasília volta a sediar as atividades do setor após 8 anos da última edição 

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Serão quatro dias da Conferência Nacional, após as etapas regionais - Foto: Deva Garcia

A partir deste domingo (14), Brasília sedia a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reunindo as propostas colhidas nas etapas regionais. A programação segue até a próxima quarta-feira (17), com o tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência".

A programação de abertura do evento reserva uma palestra magna do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, marcada para às 16h30. Todas as atividades da conferência serão realizadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil, da capital federal.

No dia seguinte, segunda-feira (15), estão programadas palestras com a proposta de fortalecer a construção de políticas públicas inclusivas e assegurar os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. São cinco Eixos Temáticos, que contarão com mediação e apresentação de especialistas. 

Em pauta, devem ser aprofundados os eixos de "Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência"; "Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada"; "Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência"; "Cidadania e Acessibilidade"; e "Os desafios para comunicação universal".

A terça-feira (16) será reservada para garantir o aprofundamento de cada Eixo Temático. Já a plenária final será realizada no último dia, quarta-feira (17), seguida pela apresentação da Carta de Brasília. O encerramento da Conferência está previsto para às 17h.

Edição: Nicolau Soares