OPORTUNISTA?

Escolhido para vice, J.D. Vance já chamou Donald Trump de 'Hitler da América' 

As declarações foram feitas em 2016, quando o magnata republicano concorreu e venceu as eleições presidenciais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |
Vance foi de crítico feroz a aliado leal de Donald Trump - AFP

O ex-presidente e candidato pelo partido republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (15) o nome de J.D. Vance para concorrer ao cargo de vice-presidente. "Após longa deliberação e reflexão, e considerando os enormes talentos de muitas outras pessoas, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande Estado de Ohio", anunciou Trump em seu perfil na rede social X.

O anúncio foi feito no momento em que todas as atenções estão voltadas para a candidatura de Trump, após o ataque armado ao comício do candidato no sábado (13).

Atualmente um dos nomes mais leais ao candidato a presidente, Vance já foi um ferrenho opositor. Ele fez declarações duras, atacando Trump em 2016, ano em que o magnata republicano concorreu e venceu as eleições presidenciais. Quando especialistas citaram o livro de memórias de Vance publicado também naquele ano, Hillbilly Elegy (Era uma Vez um Sonho, no Brasil) para explicar a popularidade de Trump entre os eleitores brancos e rurais, o autor sugeriu que o candidato republicano poderia ser o "Hitler da América", chamou-o de nocivo e o comparou a um opioide.

Ao anunciar Vance como seu vice, Trump citou a publicação do livro de memórias de Vance. "O livro de J.D., Hillbilly Elegy, tornou-se um grande best-seller e filme, pois defendia os homens e mulheres trabalhadores de nosso país. J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em Tecnologia e Finanças e, agora, durante a campanha, se concentrará fortemente nas pessoas pelas quais lutou de forma tão brilhante, os trabalhadores e fazendeiros americanos da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito além..."

Vance mudou de tom ao se preparar para sua candidatura ao Senado em 2022, apagando tweets polêmicos e dando crédito a Trump pelo trabalho que fez no cargo. Ele garantiu o endosso de Trump em uma caótica primária do Senado Republicano e agora é um dos aliados mais leais do ex-presidente. A transformação de Vance fez democratas e até republicanos questionarem se o atualmente senador por Ohio seria um oportunista. 

Quem é J.D Vance?

Vance cresceu em Jackson, Kentucky e Middletown, Ohio. Ele descreveu uma infância consumida pela pobreza e pelo abuso em seu livro de memórias. A mãe de Vance lutava contra o vício em drogas e, por isso, ele passou muitos de seus anos de formação com a avó - conhecida por ele como Mamaw.

Foi eleito pela primeira vez para o Senado dos EUA em 2022, depois de derrotar o ex-deputado democrata Tim Ryan por uma vaga em Ohio. Ele e sua família moram no bairro de East Walnut Hills, em Cincinnati. O senador também comprou uma casa de US$ 1,5 milhão em Alexandria, Virgínia, no ano passado.

 

*Com USA Today

Edição: Leandro Melito