Ampliando ações de políticas públicas destinadas às mulheres, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com diversos municípios, alcançou um marco significativo na proteção e acolhimento das cearenses. Com a inauguração da Casa da Mulher Itapipoquense na primeira semana do mês, o Estado passa a contar com 21 unidades da casa da mulher, uma rede que oferece apoio integral às vítimas de violência e promove ações de empoderamento feminino. Além das casas da mulher, o Ceará também tem investido na criação das salas lilás, espaços especializados para atendimento às mulheres em situação de violência.
Ainda na luta em defesa das mulheres e visando fomentar a prevenção à violência política de gênero, com foco nas eleições municipais de 2024, a Secretaria das Mulheres em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), discutem ações colaborativas com o objetivo de combater qualquer episódio de violência política de gênero durante as eleições. O objetivo é que ocorra a ampliação de projetos e a criação de uma nova comissão interinstitucional para fomentar a disseminação de informação sobre a violência política de gênero
A secretaria do desenvolvimento agrário lançou esta semana, o edital de chamada pública nº 03/2024, que prevê a construção de 10.601 cisternas de 16 mil litros para consumo humano, 607 cisternas de 52 mil litros para o fomento rural e 191 sistemas de tratamento e reuso de água domiciliar com fossa ecológica. As cisternas serão construídas em 80 municípios cearenses. Para construir as tecnologias sociais, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, irá selecionar e contratar entidades privadas sem fins lucrativos ou cooperativas de trabalho e de produção, divididas em um total de 15 lotes.
Cultura
O 22º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, recebe inscrições até o dia 19 de julho para suas mostras paralelas: à Mostra Multilinguagem e a Mostra Noia Equalize. As inscrições são gratuitas e realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará. O evento acontece durante o mês de agosto, entre os dias 21 e 23.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), entrega à população uma série de atividades formativas em julho. Gratuitas, estas oportunidades de capacitação atendem várias faixas etárias, e será a oportunidade para adultos se qualificarem e a turma infanto-juvenil aproveitar o período de férias com um curso que é novidade. A programação pode ser acessada nos espaços de cultura que formam a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará.
Esporte
A Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte-CE) divulgou durante a semana, a lista dos convocados para os jogos escolares brasileiros (JEB's), de 12 a 14 anos, que serão realizados de 20 de setembro a 03 de outubro, em Recife (PE). A competição é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os jogos escolares brasileiros têm por finalidade a participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.
De Vera
A convidada desta edição do De Vera foi Verônica Carvalho, ativista cultural e representante do ponto de cultura Terreiro das Pretas. No programa dessa semana, o Brasil de Fato Ceará conversou sobre o Julho das Pretas e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado anualmente no dia 25 de julho.
Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.