cada gota importa

Bancos de leite materno no DF estão com estoques baixos; saiba como doar

350 ml podem salvar até dez bebês prematuros ou hospitalizados; bombeiros buscam doações nas residências

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF tem 14 bancos de leite humano e 3 postos de coleta - Rovena Rosa/Agência Brasil

Os níveis de estoque dos bancos de leite humano do Distrito Federal estão baixos. Até a última sexta-feira (19), os postos de coleta alcançaram apenas 76% da meta estipulada para este mês.

O leite materno é considerado o melhor alimento para bebês, pois contém água e todos os nutrientes necessários para permitir o desenvolvimento saudável. Para bebês prematuros, com comorbidades ou hospitalizados, o leite materno desempenha um papel fundamental – uma dose de 350 ml é capaz de salvar até dez bebês. 

"A quantidade de leite materno consumida pelos bebês depende da complexidade do caso. Alguns vão receber 2 ml por horário de dieta, enquanto outros vão receber um pouco mais. Então, cada gota importa. Qualquer quantidade que a mãe puder doar será aceita pelo nosso banco", explica a chefe da Rede de Banco de Leite do DF, Natália Conceição.

O DF conta com 14 bancos de leite humano e três postos de coleta. Além disso, o Corpo do Bombeiros realiza uma rota de coleta pelas regiões administrativas do DF, que pode ser conferida aqui.  

Saiba como doar

Para doar, basta que a pessoa esteja em boas condições de saúde e estar amamentando ou ordenhando leite. Caso não tenha feito o pré-natal, é necessário realizar exames específicos antes. 

O cadastro pode ser feito pelo telefone 160 (opção 4), no site do Amamenta Brasília ou em algum dos 14 bancos de leite do DF.

Cadastrada, a mãe recebe um kit com máscara, touca e potes esterilizados para fazer a coleta. O material é entregue pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), que retorna posteriormente para recolherem as doações.

Confira o passo-a-passo da doação:

1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa.

2. Use potes de vidro com tampa plástica.

3. Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.

4. Use uma touca ou um lenço na cabeça.

5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.

6. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.

7. Lave as mamas apenas com água.

8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.

9. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote.

10. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.

11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.

12. O leite pode ficar até 10 dias no congelador ou no freezer.

13. Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4.

14. O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva