Dança

Companhia gaúcha com bailarinos usuários do Caps Aquarela leva espetáculo 'Nós do Avesso' à Paraíba

A maioria dos bailarinos do espetáculo é usuário do Centro de Atenção Psicossocial Aquarela, da cidade de Esteio (RS)

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Registro do espetáculo 'Nós do Avesso'. - Foto: Luiza Nascimento.

O espetáculo de dança Nós do Avesso, da Companhia Soltos no Espaço, de Porto Alegre (RS), chega à Paraíba e irá se apresentar em três cidades do estado. Amanhã (23), o coletivo realizará evento em Campina Grande, no Teatro Rosil Cavalcanti, às 19h; em Cabedelo na próxima quinta-feira (25), no Teatro Santa Catarina, às 15h; e em João Pessoa no Teatro Ednaldo do Egypto, neste sábado (27), às 15h. As apresentações serão gratuitas e contarão com intérpretes em Libras e audiodescrição. O público vai ser recepcionado pelas integrantes da Casa da Baixa Costura.

Criado e produzido pela bailarina Maria Albers, Nós do Avesso é uma obra coreográfica que traz para a cena o avesso do que está dado. Abordando a vivência do corpo em movimento e colocando a arte como processo democrático e inclusivo, o espetáculo é composto, na sua maioria, por bailarinos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Aquarela, da cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. 

“Pensar a arte de uma forma inclusiva balança radicalmente nossas ideias de normalidade socialmente construídas. Quando uma pessoa com deficiência psicossocial, dentro de sua especificidade, sobe ao palco como artista, não é só ela que se transforma: a própria obra de arte se transforma, a partir de seus princípios estéticos, poéticos, políticos. Também o público se transforma. Todos nós nos transformamos, pois a arte inclusiva rompe a grande barreira conceitual que separa o ‘nós’ do ‘eles/elas’, e nos convida a pertencer na diferença”, afirma Maria Albers.

As três apresentações do espetáculo integram o projeto Nós do Avesso Em Curto Circuito, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

Sobre o projeto

O projeto “Nós do Avesso em Curto Circuito” tem produção de Maria Albers - Dança&Corporeidades com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Aquarela, Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, Prefeitura Municipal de Esteio, Trilhar: Caminhos Memórias e Experiências, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), Teatro Ednaldo do Egypto, portal Parahyba Notícias e conta com recursos da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, por meio do Ministério da Cultura, do governo federal.

Serviço 

Campina Grande: dia 23 de julho, no Teatro Rosil Cabral, às 19h
Cabedelo: dia 25 de julho, Teatro Santa Catarina, às 15h
João Pessoa: 27 de julho, Teatro Ednaldo do Egypto, às 15h
Todas as atividades são gratuitas

*Com texto de Rogéria Araújo

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Carolina Ferreira