Fique ligado

Prouni abre inscrições para o segundo semestre nesta terça-feira (23)

Interessados poderão se inscrever até a sexta-feira (26). Serão ofertadas cerca de 243 mil bolsas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em instituições de educação superior privadas - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta terça-feira (23) abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O prazo vai até 26 de julho. No total, serão ofertadas cerca de 243 mil bolsas para o processo seletivo do segundo semestre de 2024.  

Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. 

Os interessados também devem cumprir os critérios socioeconômicos: renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais. 

Para se inscrever, é necessário ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. Com o cadastro feito, o estudante deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta página, é preciso:  informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita. 

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados será publicado no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada) de 2024. Após selecionados, os estudantes devem comprovar todas as informações fornecidas durante a inscrição. 

Aqueles que desejarem participar da lista de espera devem manifestar o interesse nos dias 9 e 10 de setembro de 2024.  

*Com informações da Agência Gov

Edição: Nathallia Fonseca