ASSISTA

Tempero da Notícia: Kamala Harris vira o grande obstáculo para impedir a volta de Trump nos Estados Unidos

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Kamala Harris se torna candidata favorita do Partido Democrata à eleição presidencial dos EUA contra o republicano Donald Trump - AFP
Qual a importância dessa disputa para o Brasil?

Reviravolta nos Estados Unidos. Nesta semana, após desisir de concorrer à reeleição, o presidente estadunidense Joe Biden manifestou seu apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris na corrida eleitoral pela Casa Branca.

Apesar de ainda não estar confirmada como representante do Partido Democrata, Harris já equilibra o jogo contra Donald Trump. O ex-presidente saiu dos holofotes da mídia, que estava ocupando desde o início das críticas a saúde de Biden e o ataque sofrido em um comício, e agora a vice-presidente ocupa o centro dos noticiários.

Veja também: Esquerda nos EUA vê Kamala como continuidade da agenda de Biden: 'modelo falido'

Harris traz a possibilidade de atingir o eleitorado jovem, feminino e negro, que estava afastado das eleições, e as pesquisas indicam maior combatividade dela contra o candidato republicano.

Uma nova pesquisa de intenções de voto nas eleições dos EUA mostrou a vice-presidente na frente de Trump. O estudo da Reuters/Ipsos, feito após a desistência de Joe Biden para concorrer, indica 44% dos votos para a provável candidata democrata, contra 42% de Trump. Nos Estados Unidos, as eleições presidenciais são indiretas.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o presidente da Venezuela Nicolas Maduro, que enfrenta uma eleição, neste domingo (28), em uma disputa está equilibrada com a oposição venezuelana.

:: Brasil de Fato fará programa ao vivo sobre eleições na Venezuela com correspondentes e analistas políticos ::

Houve também nesta semana uma tensão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reagiu a uma fala de Maduro durante a campanha presidencial. O líder venezuelano afirmou que "se a extrema direita chegasse ao poder na Venezuela haveria um banho de sangue" em referência as tentativas anteriores de golpe e violência da oposição.

A imprensa brasileira trouxe manchetes dando a entender que Maduro promoveria um "banho de sangue" se perdesse a corrida eleitoral.

Por sua vez, Lula pediu que os resultados das eleições presidenciais venezuelanas sejam amplamente respeitados para que o país possa "voltar à normalidade". As declarações foram dadas em entrevista às agências de notícias internacionais Bloomberg, Reuters, AFP, EFE, AP e Xinhua.

Maduro rebateu, nesta terça-feira (23), as críticas em discurso de campanha, o chefe do Executivo disse que "quem se assustou, que tome um chá de camomila".  "Eu não disse mentiras. Apenas fiz uma reflexão. (...) Na Venezuela vai triunfar a paz, o poder popular, a união cívico-militar-policial perfeita", afirmou. 

Cafezinho

E o Cafezinho desta semana vai para o grande escrito brasileiro Raduan Nassar, autor de livros como Um Copo de Cólera e Lavoura Arcaica e vencedor do Prêmio Camões.

Aos 88 anos, ele recebeu o agradecimento de Lula durante um discurso, na terça-feira (23), pela doação do terreno onde se encontra o Campus Lagoa do Sino, da UFSCar, responsável por levar cursos de graduação para o interior de São Paulo.

Raduan é um exemplo de generosidade e aposta na educação e na universidade pública.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: Marina Duarte de Souza