DIVERSIDADE

Esplanada dos Ministérios recebe 25ª Parada Orgulho de Brasília neste domingo (28)

A partir das 14h, evento contará com diversas atrações, como cantora Pepita e bate-cabelo com Day Mahara

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília (2023) - Foto: Distrito Drag/Divulgação

A Esplanada dos Ministérios recebe, neste domingo (28), a partir das 14 horas, a 25ª Parada Orgulho de Brasília. O evento contará com participações de diversos artistas, como a cantora Pepita e os DJs Mike, Naomi Leakes, Ella e Nicolas Magalhães. Além de muito bate-cabelo com Day Mahara, Larissa West, Pérola Negra e Gabrielly Ganash no Trio do Distrito Drag.

No trio elétrico dos Jovens Unidos por Direitos Iguais e Humanos (Judihbr), haverá participação dos DJs Mutti, Hudson Vidal, Victor Kened, Suzy Landucci e Wanderson Silva. Além de participação da drag Veronica Strass.

Durante todo o mês de julho, foi realizado o festival Brasília Orgulho. Entre as ações, foram feitos o Mercado Borboleta, uma feira de empreendedorismo LGBT; Sabor Orgulho, circuito gastronômicos de comidas e bebidas arco-íris; Seis Cores, debate acerca de temas LGBTQIA+; Cidade Orgulho, pinturas e iluminação arco-íris pela cidade; e o Mundo Íris, uma exposição de fotos de temática e autoria LGBTQIA+.

Como parte do Cidade Orgulho, até 28 de julho, cinco lugares de grande fluxo de pessoas vão seguir exibindo novas cores, adesivagem e ganhar destaque. Um deles é a Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 600 mil pessoas por dia, com decoração em quatro escadas. Os outros pontos foram o Buraco do Rato, a Praça Marielle Franco, o Cine Brasília e a Estação Central do Metrô.


Buraco do Rato em Brasília recebeu pintura arco-íris / Foto: Brasília Orgulho/Divulgação

Paradas do orgulho no DF

Diversas regiões administrativas do Distrito Federal celebram a diversidade com paradas do orgulho LGBTQIAP+, promovidas por organizações que lutam pelos direitos dessa população. Assim, o DF conta com um o calendário de Paradas que começaram em junho – mês do orgulho -  e seguem outubro. Nesse período, já foram realizadas as paradas do Cruzeiro/Sudoeste, no dia 09 de julho;  Riacho Fundo II, em 23 de junho; Sobradinho, 14 de julho; e Águas Claras, 21 de julho.

Calendário das Paradas do Orgulho no DF

Agosto

Planaltina - 04/08 - Estacionamento do Múltiplas Funções

Santa Maria - 11/08 - Estacionamento do Ginásio de Esportes

Itapoã - 18/08 - Entrada do Del Lago

Candangolândia - 25/08 - Praça dos Estados 

Setembro

Brazlândia - 08/09 - Praça da Administração 

Gama - 08/09 - Estacionamento do Estádio Bezerrão

Guará - 15/09 - Estação de metrô Feira 

Ceilândia - 22/09 - Estacionamento do BRB

Sol Nascente - 29/09 - Em frente à Administração Regional

Outubro

Riacho Fundo I - 06/10 - Estacionamento da Administração Regional 

Paranoá - 20/10 - Estacionamento da Administração Regional 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Rafaela Ferreira