ASSISTA

Tempero da Notícia: oposição venezuelana é tudo, menos democrática

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

A direita venezuelana, liderada por Maria Corina Machado, não aceitou o resultado e denunciou fraude - Federico PARRA / AFP

A Venezuela vive dias de muita atenção desde o último fim de semana, quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNA) anunciou a vitória de Nicolás Maduro, atual presidente chavista. Segundo o órgão venezuelano, Maduro obteve 51% dos votos contra 44% do candidato da oposição, Edmundo González.

A direita venezuelana, liderada por Maria Corina Machado, não aceitou o resultado e denunciou fraude. A oposição repetia esse discurso mesmo antes do pleito, sem apresentar provas.

Veja também: O que está acontecendo na Venezuela?

Desde o governo de Hugo Chávez, opositores têm alegado fraude após perderem praticamente todas as eleições na Venezuela. Mas, desta vez, o discurso da oposição foi alimentado por fatos que chamaram a atenção de atores internacionais, como a demora na divulgação do resultado, tentativa de ataques aos site do CNE e falta de apresentação das atas eleitorais.

A oposição venezuelana tem características e histórico golpista, como os atos de Juan Guaidó e tentativas de invasão como suposta ajuda humanitária.

Do ponto de vista internacional, como ficou o jogo? Rússia e China reconheceram imediatamente a vitória de Maduro. Do outro lado, como já era esperado, governos de direita não validaram a reeleição. A Argentina, de Javier Milei, adotou do discurso de fraude, assim como os Estados Unidos

Brasil, Colômbia e México adotaram uma posição intermediária. Os países divulgaram um comunicado conjunto pedindo que a Venezuela divulgue os resultados mesa por mesa e que permita a avaliação independente de observadores internacionais.

A disputa não é apenas latina, mas uma grande disputa geopolítica mundial, com China e Rússia de um lado e, de outro, Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O conflito ocorre, sobretudo, devido ao petróleo - a Venezuela tem uma das maiores reservas do planeta. 

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que, agora, está atrás da candidata do Democrata Kamala Harris nas pesquisas da corrida presidencial à Casa Branca.

Após a desistência do atual presidente Joe Biden, o candidato Republicano enfrenta dificuldades para emplacar seu discurso e estilo de confronto contra Harris, que traz a possibilidade de atingir o eleitorado jovem, feminino e negro, que estava afastado das eleições estadunidenses.

Cafezinho

Já o Cafezinho desta semana vai para os atletas do Brasil nas Olimpíadas de Paris, que lutam pelas medalhas após enfrentar um longo trajeto até chegar numa disputa mundial. Parabéns para todas e todos que conquistaram medalhas, e também para aqueles que lutaram e não conquistaram o pódio. 

O Brasil já ganhou sete medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo três bronzes, três pratas e um ouro – conquistado nesta sexta-feira (2) pela judoca Beatriz Souza.

Até agora, além da conquista de Souza no judô feminino +78kg, o Brasil ganhou medalha de prata na marcha atlética masculina, com Caio Bonfim; prata na ginástica artística feminina, categoria geral individual, com Rebeca Andrade; prata no judô, categoria até 66kg, com Willian Lima; bronze na ginástica artística feminina, categoria geral por equipes, com Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares; bronze no skate feminino, com Rayssa Leal; e bronze no judô feminino, categoria até 52kg, com Larissa Pimenta.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: Marina Duarte de Souza