EVENTO

Armazém do Campo recebe, nesta terça-feira, lançamento de documentário sobre ascensão evangélica no Brasil

'Fé em disputa', produção do Brasil de Fato, investiga a relação entre as igrejas protestantes e a classe trabalhadora

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
'Fé em disputa' analisa a biografia de pastores e fiéis, destacando a experiência de evangélicos progressistas - Divulgação

Nesta terça-feira (6), o Armazém do Campo, em São Paulo (SP), abre as portas para o lançamento do documentário "Fé em Disputa – A Ascensão dos Evangélicos no Brasil", às 19h. O evento contará com um debate entre a teóloga feminista Angélica Tostes e o historiador e membro do Psol Valério Arcary. A mediação fica por conta de Delana Corazza, pesquisadora do Instituto Tricontinental e uma das entrevistadas do documentário.  

O filme, uma produção do Brasil de Fato, oferece uma análise do crescimento das igrejas protestantes no Brasil, especialmente nas periferias das grandes cidades, e aborda as implicações dessa transformação demográfica na conjuntura política atual. 

"Ouvimos sujeitos políticos evangélicos que nos ajudam a desconstruir a ideia de que é um tema monolítico", explica Monyse Ravena, coordenadora de audiovisual do Brasil de Fato

Para conduzir essa reflexão, o filme analisa a biografia de pastores e fiéis, destacando a experiência de evangélicos progressistas, suas perspectivas nas igrejas, e como essas vivências se distanciam do fundamentalismo religioso. 

"'Fé em disputa' é um documentário que aborda e quer contribuir no debate em um dos temas mais evidentes no Brasil contemporâneo: a relação dos evangélicos e a política no Brasil", ressalta Ravena.  

  

Edição: Martina Medina