MANIFESTAÇÃO

Agronegócio realiza 'tratoraço' em Porto Alegre nesta quinta-feira (8)

Setor está insatisfeito com descontos nas dívidas oferecidos pelo governo federal a produtores atingidos pela enchente

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Mais de 300 tratores devem chegar no centro da capital gaúcha - Foto: Divulgação/SOS Agro

Um 'tratoraço' promovido pelo setor do agronegócio do Rio Grande do Sul deve acontecer em Porto Alegre nesta quinta-feira (8), se deslocando até o Parque Harmonia e alterando o trânsito no centro da cidade. O grupo denominado movimento SOS Agro RS cobra mais auxílio do governo federal frente ao endividamento por conta dos eventos climáticos que se abateram sobre o estado.

Nesta quarta-feira (7), mais de 50 cidades gaúchas registraram manifestações do movimento, que está se deslocando com as máquinas agrícolas até a capital. A estimativa é que mais de 300 tratores e milhares de produtores participem do ato, que começa às 9h.

Entre as pautas do grupo estão o perdão das dívidas para atingidos pela enchente, prorrogação das dívidas e mais linhas de crédito. A Medida Provisória 1.247/2024, publicada pelo governo federal em 1º de agosto, que concede desconto e renegociação de dívidas, foi considerada insuficiente pelo setor.

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), está previsto o bloqueio de uma faixa nos dois sentidos da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a partir das 6h, com liberação prevista para a noite. A recomendação é que motoristas antecipem deslocamentos ou usem rotas alternativas como as avenidas Padre Cacique, Tronco ou Erico Verissimo.

Segundo comunicado distribuído pela organização do 'tratoraço', o deslocamento para quem chega em Porto Alegre terá escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a partir das 3h. Já caminhões que transportarem tratores serão descarregados na Orla do Guaíba até as 9h.


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira