No pódio

Brasileiras levam prata no futebol e bronze no vôlei em Paris

Brasil encerra participação nas Olimpíadas 2024 com vinte medalhas, segundo melhor resultado do país na história

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A jogadora Marta entrou em campo, após dois jogos afastada - Jonathan Nackstrand / AFP

O último fim de semana dos Jogos Olímpicos 2024 começou com o Brasil no pódio, embora não no lugar mais alto. Na final do futebol feminino, a seleção ficou com a prata. Já no vôlei feminino, o time brasileiro levou o bronze. 

Em campo, a equipe da capitã Marta voltou à final olímpica após 16 anos, novamente com os Estados Unidos como adversário. As brasileiras foram derrotadas por 1 a 0, com um gol de Mallory Swanson.  

É a terceira vez que o Brasil leva o segundo lugar nos jogos. As estadunidenses somam cinco medalhas de ouro. A Alemanha completa o pódio deste ano com o bronze. 

O Brasil teve chances de gol explícitas, incluindo uma finalização de Ludmila logo no início da partida. Mas o ponto que definiu o jogo veio no segundo tempo, no contra-ataque das adversárias.  

Marta, que estava afastada há duas partidas por causa de um cartão vermelho, entrou no jogo apenas após o gol dos EUA. Paris deve ser a última participação olímpica da jogadora, uma das protagonistas das conquistas brasileiras na competição.

No vôlei, as brasileiras garantiram o bronze ao vencer a Turquia por 3 sets a 1. A equipe, liderada por Zé Roberto Guimarães, mostrou resiliência após as críticas pela derrota na semifinal.  

O destaque da partida foi Gabi, que liderou a equipe com 28 pontos e finalizou como maior pontuadora da partida. Thaisa, em sua despedida olímpica, também contribuiu significativamente para a vitória.  

O Brasil finaliza as Olimpíadas com 20 medalhas no total, 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. Esse é o segundo melhor resultado do país em toda a história dos jogos. A melhor campanha brasileira ocorreu em Tóquio 2020, com 21 medalhas. 

Edição: Raquel Setz