No dia 5 de agosto, durante o retorno das atividades legislativas na Câmara Municipal, o prefeito Rafael Greca anunciou a inauguração, no dia 14 de agosto, da tão aguardada linha de transporte coletivo que ligará o Terminal Tatuquara à Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba.
O anúncio surge após três anos de espera da população. É também um momento estratégico de efervescência da disputa eleitoral, com a oficialização do vice-prefeito Eduardo Pimentel como candidato à prefeitura de Curitiba.
Desde 2019, quando o terminal foi inaugurado, a população pressiona e luta pela melhoria do espaço com a criação de novos trajetos, buscando aliviar as dificuldades enfrentadas pelos moradores dos bairros Caximba, Campo de Santana e Tatuquara.
Mesmo com a promessa feita pela gestão Greca/Pimentel, durante a inauguração do espaço, de conectar o bairro com outras áreas de Curitiba, até hoje essas conexões não existem, sendo frequentemente criticado pelos curitibanos por servir apenas como ponto final de outras linhas.
“Esses bairros têm enfrentado desafios significativos devido à distância do centro da cidade, obrigando os curitibanos a realizar conexões em terminais como Pinheirinho ou Cidade Industrial (CIC). O processo de baldeação entre linhas resulta em longas esperas e deslocamentos complexos, especialmente durante os horários de pico, quando ônibus lotados intensificam o desconforto”, explica a direção do sindicato dos servidores públicos municipais de Curitiba.
Mesmo com o anúncio do novo trajeto, tudo indica que os problemas do terminal Tatuquara estão longe de ser completamente solucionados, considerando que a população tem outras demandas para o espaço, como novas linhas para Araucária e Fazenda Rio Grande, e a ampliação do terminal, que incluiria a duplicação da área para acomodar novas linhas e melhorar o acesso aos bairros adjacentes, como Sítio Cercado e Pinheirinho.