Eleições 2024

Saiba quem é o único indígena inscrito como candidato a prefeito nas capitais

Bolsonarista e investigado pelo STF por incitar atos golpistas, o prefeitável capixaba chegou a ser preso neste ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bolsonaro e Assumção, na frente do Palácio do Planalto, em Brasília, quando o ex-presidente ainda era o morador principal do local - Foto: Reprodução/Instagram

O deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES) é o único indígena entre os 149 candidatos a prefeito das capitais brasileiras que já se inscreveram no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidato ao governo de Vitória, capital capixaba, Assumção está no segundo mandato como deputado estadual no Espírito Santo e se declarou indígena nas eleições de 2024, 2022 e 2020. Antes, nos processos eleitorais de 2018, 2016 e 2014, se apresentava como branco.

O candidato do PL tem 61 anos, é capitão da reserva da Polícia Militar e é considerado um dos mais fiéis seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo. Em 2024, Assumção passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incitar atos antidemocráticos, disseminar fake news e promover ataques contra integrantes do Judiciário.

Por descumprir medidas cautelares impostas pelo STF, Assumção foi preso em 29 de fevereiro deste ano e foi solto em 7 de março, após intervenção da Assembleia Legislativa do Espírito Santo votar pela revogação da prisão.


Este texto faz parte da coluna Nota Política, produzida pelo jornalista Igor Carvalho. Clique aqui para acessar.

Edição: Nicolau Soares