ícone da TV

Silvio Santos morre aos 93 anos

Apresentador estava internado em São Paulo havia um mês

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Silvio Santos foi apresentador icônico, empresário de sucesso e aliado da Ditadura Militar - Divulgação/SBT

Silvio Santos morreu neste sábado (17), em São Paulo. Ele tinha 93 anos.

A morte foi confirmada em postagem do SBT, canal de Silvio Santos, em redes sociais. O apresentador e empresário estava internado havia um mês em decorrência de uma gripe.

Silvio Santos, cujo nome verdadeiro é Senor Abravanel, nasceu em 1930, no Rio de Janeiro. Foi vendedor ambulante e locutor de rádio antes de fazer carreira na televisão.

Ele fundou a TVS, que mais tarde seria o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Na emissora, o apresentador comandou o Programa Silvio Santos por mais de cinco décadas.

Aproveitando-se de sua presença na TV, Silvio Santos expandiu seus negócios para outras áreas, criando o Baú da Felicidade e a marca de cosméticos Jequiti. Chegou a ser um dos homens mais ricos do país.

Ele também teve participação na política nacional. Tentou concorrer à Presidente da República em 1989, mas teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Silvio manteve uma relação próxima com a ditadura militar brasileira. Aos domingos, no fim do seu programa, transmitia boletins sobre as atividades dos presidentes indicados por militares na Semana do Presidente.

Em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Silvio Santos decidiu recriar o quadro. A ideia foi suspensa após críticas.

Edição: Thalita Pires