Nesta quinta-feira (22), o Ateliê PUCRS Cultura, em Porto Alegre (RS), promove o Sarau da Enchente. O evento realizará a leitura de textos do Diário da Enchente, que reúne relatos diversos sobre a enchente de maio que devastou a capital e outras cidades do Rio Grande do Sul em maio de 2024.
O sarau contará com a presença da atriz Manoela Wunderlich, que realizará a leitura dramática de um dos textos, além do músico Jei Silvanno, que apresentará suas músicas autorais e clássicos nacionais e internacionais, incluindo obras de Caetano Veloso e Bob Dylan.
Projeção de imagens da enchente, clicadas pelos fotógrafos André Ávila, Eduardo Seidl, Isabelle Rieger, Morgana Mazzon e Ramiro Sanches, que colaboraram com o projeto, também vão contribuir com a ambientação no sarau.
Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado das 19h30 às 21h15, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do Prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681).
Sobre o sarau
O Diário da Enchente foi criado em maio de 2024, idealizado dos jornalistas Luís Felipe dos Santos e Raphaela Donaduce Flores. Durante quase dois meses, relatos diários foram publicados, enviados por pessoas que viveram a tragédia que desabrigou milhares e causou a morte de mais de uma centena de pessoas no Rio Grande do Sul. Esse projeto formou um vasto repositório com o objetivo de preservar a memória coletiva do estado.
O projeto se inspira no Diário da Pandemia, criado em 2020 pela escritora Julia Dantas. A autora é responsável pelo primeiro relato do Diário da Enchente, intitulado "A Casa Alagada", que foi publicado em 16 de maio de 2024.