CRIME ORGANIZADO?

Polícia Federal abre 2 investigações sobre incêndios que atingem São Paulo para apurar responsabilidade humana

PF explica que existem outros 29 inquéritos para apurar a origem do fogo que atinge o Pantanal e a Amazônia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No total, PF tem 31 investigações sobre incêndios pelo país - Joédson Alves/ Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) confirmou que está com 31 inquéritos por todo o país para investigar incêndios que atingem, principalmente, o estado de São Paulo e os biomas do Pantanal e Amazônia. Dois deles foram anunciados neste domingo (25) para apurar o que está acontecendo no território paulista. 

São Paulo bateu recorde nacional na sexta-feira (23) com mais de 2,3 mil focos de incêndio. Ao longo do final de semana, moradores da região enfrentam voos cancelados, instabilidade no sinal de internet, atividades ao ar livre interrompidas, pessoas precisando evacuar suas casas, além de problemas respiratórios.   

O pronunciamento da Polícia Federal aconteceu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, entre outras autoridades. 

“É um movimento atípico, mas só podemos trazer a conclusões no final dos inquéritos policiais”, afirmou Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal sobre a dimensão do incêndio que atinge São Paulo 

A respeito de ser uma ação articulada pelo crime organizado, Rodrigues afirmou que ainda "é muito cedo para dizer", e pediu para esperar o avanço das investigações.

Marina Silva também comentou o caso e chegou a dizer que “há forte suspeita” de que os incêndios tenham sido provocados por ação humana. 

Mais cedo, também neste domingo, o governo de São Paulo confirmou que duas pessoas foram presas. Um suspeito foi detido na região de São José do Rio Preto (SP), no sábado e outro no domingo, em Batatais (SP). 

Edição: Douglas Matos