Coluna

Quaest divulga pesquisas para seis capitais do Norte e Nordeste; confira os resultados

Imagem de perfil do Colunistaesd
Quaest divulgará 21 pesquisas em capitais brasileiras nesta semana - Foto: Rosa Rovena/Agência Brasil
As pesquisas confirmam o favoritismo de Dr Furlan (MDB), em Macapá (AP)

Nesta segunda-feira (26), a Quaest, em parceria com afiliadas da TV Globo, divulgou pesquisas eleitorais sobre a disputa pela prefeitura de seis capitais brasileiras, das regiões Norte e Nordeste.

As pesquisas divulgadas confirmam o favoritismo de Dr Furlan (MDB), em Macapá (AP), e de Carlos Eduardo (PSD), em Natal (RN). O Nota Política reuniu os seis levantamentos. Confira abaixo os dados da Quaest:

Rio Branco (AC)

Candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), atual prefeito da capital acreana, tem 44% das intenções de voto para as eleições deste ano, segundo o levantamento da Quaest.

Logo atrás, com 43%, aparece o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), que foi eleito para dois mandatos (2012 e 2016) pelo PT, mas que trocou de partido em 2023 para disputar a eleição deste ano.

O levantamento também perguntou sobre a aprovação do atual mandatário: Bocalom é aprovado por 46% da população local.

A pesquisa Quaest/Grupo Rede Amazônica foi realizada presencialmente com 704 entre os dias 23 e 25 de agosto. Registro: AC-04219/2024.

Teresina (PI)

Atual prefeito de da capital piauiense, Silvio Mendes (UB) retomou a liderança na corrida eleitoral, de acordo com o levantamento da Quaest, com 46% das intenções de voto. A disputa está polarizada com Fábio Novo (PT), que aparece em segundo, com 37%.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado aos candidatos, a diferença cai para seis pontos percentuais. Mendes segue em primeiro, com 25%, e Novo vem logo em seguida, com 19%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PI-04186/2024.

Macapá (AP)

Impressionantes 91%. Esse é o índice de intenções de votos alcançados por Dr Furlan (MDB), na pesquisa da Quaest para a prefeitura de Macapá. É o maior percentual alcançado por um candidato à prefeitura de capital em todo o país.

Todos os seus adversários, somados, chegam a 7%. Pela ordem: Aline Gurgel (Republicanos), Patrícia Ferraz (PSDB), Gilvam Borges (Avante), Paulo Lemos (Psol) e Gianfresco (PSTU) somam, 2%, 2%, 2%, 1% e 0%, respectivamente.

A pesquisa Quaest registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo AP-00095/2024.

Manaus (AM)

Após meses de instabilidade, o atual prefeito de Manaus (AM), David Almeida (Avante), apareceu com folga na liderança da corrida eleitoral para a prefeitura local, com 37% das intenções de voto na pesquisa Quaest.

Em seguida, estão Amom Mandel (Avante), que chegou a liderar o pleito eleitoral manauara, com 17%, Roberto Cidade (UB), com 15%, Capitão Alberto Neto (PL), que tem 12%, e Marcelo Ramos (PT), que soma 7%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral com o número AM-09882/2024.

Aracaju (SE)

Na eleição mais feminina das capitais brasileiras, para a prefeitura de Aracaju (SE), Emília Correa (PL) lidera com 26%, seguida pela Delegada Danielle (MDB), que tem 19%, e a Yandra (UB), que soma 13%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SE-09990/2024.

Natal (RN)

Natália Bonavides (PT), que já apareceu na quarta posição, agora divide a vice-liderança na corrida eleitoral pela prefeitura de Natal (RN). A petista tem 14%, empatada tecnicamente com Paulinho Freire (UB), que soma 15%.

O problema para os dois é que o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), tem 44% e pode ganhar a eleição ainda no primeiro turno, já que seus adversários somam 33%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07606/2024.

Edição: Nicolau Soares