passeio

Paes aumenta liderança na corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro, diz pesquisa Quaest

Atual prefeito tem 60% das intenções de voto; Ramagem vem em segundo, com 9%, com Tarcísio Motta em terceiro, com 5%

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Apoiado por Lula, Eduardo Paes mantém liderança folgada na eleição do Rio - Foto: Mauro Pimentel / AFP

Pesquisa eleitoral da Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) mostra Eduardo Paes (PSD) na liderança da disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O atual prefeito da capital fluminense, que é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 60% das intenções de voto e segue liderando com folga. O candidato cresceu 11% desde o levantamento anterior, realizado em julho.

Em segundo lugar aparece Alexandre Ramagem (PL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL), com 9%. Tarcísio Motta (Psol) vem em terceiro lugar, com 5%.

Em seguida aparecem Cyro Garcia (PSTU), com 3%, e Rodrigo Amorim (UB), Marcelo Queiroz (PP), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo), todos com 1%. Henrique Simonard (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somaram 13% e indecisos, 6%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 25 e 27 de agosto. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada com o número: RJ-08084/2024. O nível de confiança é de 95%.

Levantamento anterior

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada em 24 de julho, Paes somava 49% das intenções de voto, enquanto Ramagem aparecia com 13%. Tarcísio Motta tinha 7%.

Outros seis candidatos apareciam na pesquisa: Rodrigo Amorim (União) e Cyro Garcia (PSTU), com 3% cada; Marcelo Queiroz (PP) e Juliete Pantoja (UP), com 2%; e Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB), com 1%.

Edição: Thalita Pires