A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará nos dias 10 e 11 de setembro a consulta pública que definirá os nomes a serem indicados para os cargos de reitor e vice-reitor. Cerca de 47 mil eleitores, incluindo professores, estudantes e servidores técnicos administrativos, poderão participar da votação, que será feita de forma digital por meio da plataforma Helius Voting.
Embora a consulta seja tradicionalmente chamada de "eleição", o processo é, na verdade, uma consulta pública aos membros da comunidade acadêmica. De acordo com a legislação federal, os reitores das universidades públicas são nomeados pelo presidente da República, que recebe uma lista tríplice elaborada pela universidade, sem a obrigatoriedade de seguir o resultado da consulta. Entretanto, é comum que as chapas derrotadas retirem seus nomes da lista, respeitando a vontade da maioria.
A Comissão Paritária de Consulta (CPC), responsável por organizar o processo, é composta por representantes da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Paraná (Sinditest) e do Diretório Central de Estudantes (DCE). Para vencer, uma chapa precisa ser a mais votada proporcionalmente entre os três segmentos da universidade: docentes, técnicos administrativos e estudantes.
Caso nenhuma chapa alcance mais de 50% dos votos no primeiro turno, um segundo turno será realizado nos dias 18 e 19 de setembro.
Este ano, o sistema Helius Voting será utilizado para a apuração dos votos, com suporte técnico da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR (Agtic). A CPC assegurou a segurança e a inviolabilidade da votação remota.
Os candidatos
Três chapas estão na disputa pela reitoria. A Chapa 1 é liderada pela atual vice-reitora Graciela Bolzon, que tem como vice Alexandre Trovon. A Chapa 2 é encabeçada por Fernando Mezzadri, pró-reitor de Planejamento e candidato apoiado pelo atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca, e Cristina Rodrigues. A Chapa 3, que se posiciona como oposição, é formada por Marcos Sunye e Camila Fachin.
A CPC também organizou uma série de debates para que os candidatos apresentem suas propostas à comunidade acadêmica. O primeiro debate já ocorreu em Curitiba no dia 23 de agosto. O próximo será realizado em Palotina no dia 29 de agosto, e o terceiro está agendado para 5 de setembro na capital paranaense.
Os debates contam com transmissão online pelos canais do Youtube da CPC e de Events da UFPR TV.