A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-ES) venceram a votação popular que elegeu os melhores parlamentares do país na edição 2024 do prêmio Congresso em Foco. Os resultados da tradicional premiação, entregue desde 2006, foram anunciados nesta quinta-feira (29).
O júri especializado (composto por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco) escolheu representantes do Rio Grande do Sul: a deputada Fernanda Melchionna (Psol) e o senador Paulo Paim (PT).
As escolhas do júri de jornalistas (que conta com a repórter do Brasil de Fato Cristiane Sampaio) terminaram em empates. No Senado, Eliziane Gama (PSD-MA), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e, mais uma vez, Fabiano Contarato foram eleitos. Já na Câmara, os representantes da imprensa escolheram Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP).
Voto popular
Contarato foi eleito pelo público pela segunda vez consecutiva como o melhor senador. A votação popular, realizada pela internet, premiou os 25 melhores deputados federais e 15 melhores senadores, além dos melhores de cada região do país em cada Casa legislativa.
Na região Centro-Oeste, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e a deputada Erika Kokay (PT-DF) foram as mais votadas. No Nordeste, foram eleitos Humberto Costa (senador do PT-PE) e Túlio Gadelha (deputado da Rede-PE). Na região Norte, Randolfe (recordista de conquistas na história da premiação) foi o escolhido como melhor senador, enquanto o deputado Duda Ramos (MDB-RR) foi eleito melhor deputado.
Erika Hilton e Contarato, que foram eleitos os melhores da lista geral, receberam também mais votos como os melhores parlamentares da região Sudeste do país. Enquanto na região Sul, os dois mais votados do júri popular foram gaúchos: Fernanda Melchionna e Paulo Paim, que também receberam a premiação geral entregue pelo júri especializado.
Foram entregues ainda três prêmios especiais, com os vencedores escolhidos pelo júri especializado. O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi reconhecido por seu apoio à indústria. A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) pela defesa da agenda socioambiental. E o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) foi reconhecido pelo apoio a políticas de desenvolvimento de cidades inteligentes.
Podem concorrer no Prêmio Congresso em Foco todos os parlamentares federais que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais. Além disso, estão vetados aqueles que tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito.
Segundo a organização, cerca de 40 deputados e senadores concorreram neste ano. Em suas 17 edições, já foram premiados representantes de 24 partidos, de diferentes orientações políticas.
Edição: Felipe Mendes