ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Guilherme Boulos reúne famosos e apoiadores em ato no centro da capital paulista 

Candidato do Psol participa do ato denominado ‘São Paulo pela democracia e contra o bolsonarismo’ 

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na convocatória do ato, Boulos diz que adversários tentam "desvirtuar" a campanha eleitoral - Leandro Paiva

O candidato do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Guilherme Boulos, protagoniza na tarde deste sábado (31) de um ato de campanha na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, denominado “São Paulo pela democracia e contra o bolsonarismo”. A atividade conta com a participação artistas, como o rapper Criollo, o cantor Rico Dalasam e políticos apoiadores do candidato psolista. A candidata a vice-prefeita Marta Suplicy também participa do ato.  

Mais cedo, o candidato publicou vídeo em suas redes sociais explicando o sentido da atividade, e convocando os apoiadores a estarem presentes.  

“Hoje é um dia muito importante para a nossa campanha. Todo mundo acompanhou como a direita, o bolsonarismo, o banditismo, têm tentado desvirtuar a campanha eleitoral de São Paulo. E não é discutindo a cidade, discutindo propostas, é com o método deles, o método da mentira, da fake news, o método da violência. É assim que eles operam”, disse.  

“A gente decidiu fazer esse ato hoje para orientar quem não quer que São Paulo fique refém dessa turma”, afirmou o candidato no vídeo.  

Na sexta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo determinou à campanha do coach Pablo Marçal (PRTB) o pagamento de uma multa no valor R$ 30 mil por “propaganda eleitoral negativa e inverídica” contra Guilherme Boulos. O juiz Rodrigo Marzola entendeu que houve a prática de conduta ofensiva à honra do candidato do Psol, acusado por Marçal de haver sido preso por porte de drogas, o que se comprovou ser falso. 

Pesquisas

A última pesquisa Datafolha para prefeitura de SP divulgada no dia 22 de agosto mostra Guilherme Boulos na liderança com 23% das intenções de voto, seguido por Marçal com 21%, e o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com 19%. Em quarto está José Luis Datena (PSDB), que soma 10%, à frente de Tabata Amaral (PSB), com 8%, e Marina Helena (Novo), que está com 4%. João Pimenta (PCO), que está com 1%, Altino Prazeres (PSTU) e Ricardo Senese (UP), que não pontuaram, fecham a relação de candidatos.

Na pesquisa espontânea, Guilherme Boulos e Pablo Marçal aparecem empatados tecnicamente, com 17% e 13%, respectivamente. Ricardo Nunes está em terceiro, com 7%, seguido por Tabata Amaral, que tem 4%, e Datena, que soma 2%.

Edição: Rodrigo Durão Coelho