Dossiê

'De Olho nos Ruralistas' lança relatório sobre políticas ambientais nos cem maiores municípios do Brasil em SP

Documento aponta a influência de políticas locais em áreas protegidas e a força do agro e do garimpo nessas regiões

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Tarauacá (AC) está na lista do relatório que avalia políticas e problemas ambientais nos maiores municípios do Brasil; em março, município foi afetado por enchentes - Josciney Bastos/Secom

Nesta quinta-feira (5), o Observatório de Olho nos Ruralistas fará o lançamento dossiê Os Gigantes, que mostra ações ambientais nos cem maiores municípios do país e conta quem são os políticos e partidos que governam esses territórios. O evento, que também celebra os oito anos do observatório, será no Armazém do Campo, em São Paulo, a partir das 19h.  

Os cem maiores municípios do Brasil correspondem a 37% do território nacional. A partir desse dado, os pesquisadores do observatório conduziram uma pesquisa sobre a política e as ações ambientais nessas localidades.

Mais de 80% dessa área está na Amazônia Legal. Pantanal e Cerrado também são biomas afetados pelas decisões políticas dos gestores desses municípios.


Evento Lançamento do Dossiê Os Gigantes / Divulgação/Observatório de Olho nos Ruralistas

Essas são algumas das informações presentes no dossiê, que revela histórias sobre a influência do poder do agronegócio e do garimpo na política municipal, causando impactos em áreas protegidas e na vida de comunidades tradicionais.  

Para divulgar os principais dados do relatório, será realizado um debate com Sueli Araújo, do Observatório do Clima; Gilmar Mauro, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e Carolina Bataier, jornalista do Brasil de Fato e uma das pesquisadoras do projeto. A mediação é de Bruno Bassi, coordenador de pesquisa do de Olho nos Ruralistas. O evento é aberto ao público. 

Lançamento Dossiê Os Gigantes  
Data: quinta-feira, 5 de setembro 
Horário: 19h 
Local: Armazém do Campo, na Alameda Nothmann, 806, 2° andar. Campos Elíseos - São Paulo (SP).  

Edição: Martina Medina