O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) afirmou que, caso eleito, formará a equipe de governo mais negra da história da cidade. O psolista assumiu o compromisso na sabatina do Brasil de Fato realizada nesta quarta-feira (4).
"Eu gostaria demais de assumir esse compromisso [de paridade]. A questão é que isso depende de oito partidos que compõem uma frente e que vão governar comigo. Para conseguir a conquista do 8 de março, de ter paridade de gênero em nosso secretariado, foi um diálogo e uma negociação que não foi simples. O que eu me comprometo é que teremos a maior proporção de representação negra no secretariado na história da cidade de São Paulo", disse Boulos.
O compromisso do candidato do Psol veio após ele ser indagado sobre a ausência de candidaturas negras na corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo. Todos os dez candidatos são brancos. Boulos comentou a discrepância.
"Eu construí minha candidatura dialogando com vários setores do movimento negro, tivemos inúmeros encontros, conversas públicas e reservadas. Nós temos um programa bastante ousado de combate ao racismo, com a implementação da lei 10.639, da educação antirracista nas escolas, com convênios e parcerias que já fazem educação antirracista. Vamos recriar a Secretaria de Igualdade Racial que o João Doria destruiu", finalizou.
Veja abaixo a sabatina completa:
Edição: Thalita Pires