Confortável

Com 59%, Eduardo Paes venceria corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro no 1º turno, mostra Datafolha

Atual prefeito oscilou 3% em comparação aos 56% da pesquisa anterior, realizada entre 20 e 21 de agosto.

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Eduardo Paes tenta a reeleição como prefeito do Rio - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (5), mostra que o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, venceria o pleito ainda no primeiro turno. No levantamento, ele aparece com 59% das intenções de voto.

Paes oscilou 3% em comparação aos 56% da pesquisa anterior, realizada entre 20 e 21 de agosto.

Na sequência, vêm Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (Psol), com 11% e 6%, respectivamente. Os dois estão em empate técnico, considerando que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Rodrigo Amorim (UB) teve 2%, Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Pantoja (UP) e Carol Sponza (Novo) pontuaram 1% cada um. Já Henrique Simonard (PCO) não pontuou.

Brancos somaram 11%. Formam 7% os que ainda não sabem em quem vão votar.

Realizada presencialmente entre os dias 3 e 4 de setembro com 1.106 eleitores de 16 anos ou mais, a pesquisa foi encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-07390/2024. 

Essa é a primeira pesquisa divulgada pelo Datafolha após o início da veiculação das propagandas eleitorais nas rádios de rádio e televisão.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Paes tem 39%, Ramagem 7% e Motta, 3%. Somam 40% os que se mostram indecisos sobre em quem votar.

Ramagem lidera a pesquisa de rejeição, quando a pergunta é em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, com 29%. Motta, é rejeitado por 24%, Garcia, 23% e, Paes, 14%.

Edição: Martina Medina