O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Mauro Tramonte (Republicanos), segue na liderança da disputa eleitoral, com 29% das intenções de votos, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5). No levantamento anterior, divulgado em 22 de agosto, ele tinha 27%.
Agora, Fuad Noman (PSD), com 14%, Bruno Engler (PL), com 13%, e Duda Salabert (PDT), com 12%, estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Os três tinham 10% cada no último levantamento.
Atrás, estão Rogerio Correia (PT), com 8%, Carlos Viana (Podemos), com 5%, e Gabriel (MDB), com 2%. Aqui, o destaque vai para o candidato do Podemos, que caiu sete pontos percentuais. Lourdes Francisco (PCO), Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (UP) não pontuaram.
Os entrevistados que declararam a intenção de votar nulo, branco ou em nenhum candidato são 8%. Aqueles que ainda não sabem em quem votarão somaram 8%. O índice de confiança é de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Tramonte cai para 15%, Engler para 8% e Noman, 7%, Salabert, 6% e Correia, 5%. O percentual daqueles que ainda não sabem em quem votar sobe para 48%.
A pesquisa também apontou possíveis cenários de segundo turno para os entrevistados. Entre Tramonte e Engler, o primeiro venceria por 62% contra 18%. Entre Tramonte e Viana, o candidato do Republicanos também vence, mas por 60% a 15%.
Entre Tramonte e Salabert, são 61% contra 25%. Já quando Tramonte enfrenta o atual prefeito, Fuad Noman, são 54% contra 31%. Por fim, na disputa de Tramonte com Rogerio Correia, o resultado é 63% contra 19%.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 910 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 3 e 4 de setembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-02912/2024.
Edição: Martina Medina