VIDA DE GADO

Em São Félix do Xingu (PA), município com maior rebanho do país, prefeito pecuarista tenta reeleição

João Cleber de Souza Torres (MDB) chegou a ser afastado do cargo em 2023 por influenciar em desintrusão de TI

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Candidato à reeleição, prefeito de São Félix do Xingu (PA) declarou ao TSE mais de 4 mil cabeças de gado - Ministério da Agricultura e Pecuária

Com população de 132 mil pessoas, o município de São Félix do Xingu (PA) tem o maior rebanho bovino do país, com 2,5 milhões de cabeças de gado. A informação é do dossiê Os Gigantes (clique aqui para baixar), publicado pelo Observatório De Olho nos Ruralistas, que mostra ações ambientais nos cem maiores municípios do país e conta quem são os políticos e partidos que governam esses territórios. São Félix do Xingu tem a maior área de pastagem da lista, com 20 mil km², o tamanho de Israel. 

O prefeito de São Félix do Xingu é João Cleber de Souza Torres (MDB), um importante pecuarista da região. Em 2020, ele declarou ao TSE possuir 11.855 cabeças de gado. Agora, candidato à reeleição, o número diminuiu para 4.310 bois.

Leia também: Municípios comandados por partidos do centrão somam área maior que a Argentina; 92% estão na Amazônia Legal

Em outubro de 2023, o Ministério Público Federal (MPF) pediu seu afastamento, após ele tentar impedir a retirada de pecuaristas da Terra Indígena (TI) Apyterewa, por meio de notícias falsas espalhadas nas redes sociais pessoais e da prefeitura. O político nega as acusações e diz que a ação é "juridicamente desprovida de sustentação".

Na lista dos 30 maiores emissores de gases do efeito estufa, organizada pela plataforma Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, São Félix do Xingu está em segundo lugar, atrás de Altamira (PA). São Félix integra, desde 2008, a lista dos municípios prioritários em ações de combate ao desmatamento do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que elencou os maiores desmatadores da Amazônia.

Entre os gigantes estudados pelo dossiê, estão 16 dos 30 maiores rebanhos bovinos do Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pecuária é a principal atividade econômica nessas localidades. São Félix do Xingu (PA) é seguida por Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Novo Repartimento (PA), Marabá (PA), Cáceres (MT), Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), Altamira (PA) e Juara (MT), todas com rebanhos acima de 1 milhão de cabeças.

Dos 100 maiores municípios, 17 estão na lista dos 30 maiores emissores de gases do efeito estufa, de acordo o SEEG. Eles também estão entre os mais sujeitos à intensificação das secas e queimadas. Dos 20 municípios que mais perderam superfície de água em 2023 em relação à média histórica, dez pertencem aos Gigantes.

Edição: Nicolau Soares