TROCA DE SABERES

Liderança indígena leva agricultura sagrada do povo Xukuru ao centro do Recife

Iran Xukuru promove restauração florestal relacionando humano, natureza e cosmos; evento é gratuito e tem início às 19h

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Iran Xukuru é o idealizador da Escola de Vida Xukuru Ynarú da Mata - Divulgação

Nesta quinta-feira (5) o espaço de teatro negro O Poste promove a Gira de Diálogo com Iran Xukuru, liderança indígena e idealizador da Escola de Vida Xukuru Ynarú da Mata. O encontro é uma oportunidade para explorar e compreender mais profundamente as práticas culturais e ambientais da maior nação indígena de Pernambuco.

O encontro tem início às 19h, com entrada gratuita. O Poste fica na rua do Riachuelo, 641, bairro da Boa Vista, centro do Recife.

Iran promete compartilhar suas experiências de pedagogia Xukuru e métodos de regeneração ambiental. Ele trabalha a terra a partir da relação entre o ser humano, a natureza e o cosmos, no que ele chama de “agricultura sagrada”, como parte da “cultura do encantamento”.

Ele também atua com sistemas agrícolas tradicionais e restauração florestal. Por seu trabalho, Iran Xukuru já recebeu o Prêmio Dom Helder Câmara, da Embrapa (em 2023), e o “Lush Spring”, em Berlim (Alemanha).

A Gira de Diálogos é um encontro realizado uma vez por mês no Espaço O Poste, visando promover a troca de saberes e práticas culturais afroindígenas. Os encontros da Gira de Diálogos são financiados com recursos públicos através da Funarte, do Ministério da Cultura.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira