Eleições 2024

Prefeitura de São Paulo: Boulos, Marçal e Nunes mantêm empate técnico em primeira pesquisa Datafolha após início do horário eleitoral

Boulos aparece com 23%, seguido pelo prefeito e pelo ex-coach, que têm 22% cada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes lideram a corrida pela prefeitura de São Paulo - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil; Reprodução/ Band TV; Fernando Frazão/Agência Brasil

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) continuam tecnicamente empatados nos percentuais de intenções de voto, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5).  

Boulos ainda aparece à frente, com 23% das intenções, o mesmo percentual da pesquisa anterior, do dia 22 de agosto. O psolista é seguido por Marçal, que tem 22%, um aumento de apenas um ponto percentual. O atual prefeito, Ricardo Nunes, também tem 22% das intenções de voto, três pontos a mais do que o último levantamento. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Atrás, estão Tabata Amaral (PSB), que aparece com 9%, José Luiz Datena (PSDB) com 7% e Marina Helena (Novo), com 3%. Bebetto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) têm 1% cada. João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram.  

Os entrevistados que declararam a intenção de votar nulo, branco ou em nenhum candidato são 8%. Aqueles que ainda não sabem em quem votarão somaram 4%. O índice de confiança é de 95%.  

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Marçal subiu de 13% para 15%, seguido por Boulos, que foi de 17% para 19%, e por Ricardo Nunes, que subiu de 7% para 10%. Entre os outros nomes, Tabata Amaral tem 4%, o mesmo percentual da pesquisa anterior, e Datena caiu de 2% para 1%. 

O Datafolha também testou o desempenho dos candidatos em possíveis segundos turnos. Entre Marçal e Nunes, o atual prefeito venceria por 53% contra 31%. Já entre Marçal e Boulos, o psolista derrotaria o ex-coach com 45% contra 39%. 

A pesquisa entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo entre 3 e 4 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com o número SP-03608/2024.

Esta é a primeira pesquisa após o início da propaganda eleitoral gratuita nos canais de televisão e rádios, no dia 30 de agosto. Ricardo Nunes é o candidato com mais tempo de propaganda, de 6 minutos e 30 segundos, já que sua coligação tem 329 representantes no Congress Nacional. Em seguida, Guilherme Boulos (Psol) tem 2 minutos e 22 segundos, com uma coligação de 112 parlamentares. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem 35 segundos, e Tabata Amaral (PSB), 30 segundos.  

Os demais candidatos, Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Bebetto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU), por exemplo, não têm tempo de propaganda na televisão devido ao baixo desempenho de seus partidos nas eleições de 2022. 

Na pesquisa anterior, publicada em 22 de agosto, Boulos também aparecia à frente, com 23%, seguido por Marçal, que tinha 21%, e pelo atual prefeito, que somava 19%. Em quarto estava Datena, com 10%, à frente de Tabata Amaral, com 8%, Marina Helena, com 4%, e João Pimenta (PCO), com 1%. Altino Prazeres e Ricardo Senese, que não pontuaram.

Edição: Geisa Marques