Neste sábado (7), o novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto chamado "O banquete", inspirado na obra de Mário de Andrade, estreia com sessões gratuitas no recém-inaugurado Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, na região central do Rio de Janeiro (RJ).
Com direção de Luiz Fernando Lobo, o espetáculo celebra o início de um novo ciclo na trajetória da companhia, conhecida por sua forte atuação no teatro de combate e engajamento social.
Leia também: A potencialidade de Mário de Andrade: o modernista contemporâneo
"Com Lima Barreto, começamos a Companhia Ensaio Aberto há 32 anos. Agora, iniciamos uma nova etapa, um novo ciclo. Mais uma vez recorremos à nossa herança negra, reconhecendo, como Mário, que não pode haver uma cultura nacional, popular, se virarmos as costas para essa herança", destaca Luiz Fernando Lobo, diretor do espetáculo.
A peça nasceu da reunião de crônicas musicais escritas semanalmente por Mário de Andrade para o rodapé Mundo Musical do jornal Folha da Manhã. Em 1943, Mário deu início a esse projeto, interrompido com sua morte, em 1945. Uma obra inacabada, como outras obras dele. Autor que não se preocupava em criar obras "perfeitíssimas e eternas", Mário se aproxima de uma ideia de "não-síntese", uma arte de combate.
Em O banquete, a trama reflete a visão crítica do escritor sobre a sociedade e o papel do artista, aproximando-se de uma "arte do inacabado" que questiona e desafia o espectador a olhar criticamente o mundo ao seu redor.
A primeira temporada da peça contará com 12 sessões gratuitas, de 7 a 27 de setembro. Entre 27 de setembro e 11 de novembro, o espetáculo seguirá em cartaz a preços populares.
A Ensaio Aberto incentiva o uso consciente dos ingressos gratuitos, direcionando-os para o programa de democratização de acesso da companhia, chamado A Ciência do Novo Público. Grupos, instituições, escolas, projetos e movimentos populares já podem agendar suas visitas.
O Armazém da Utopia, que esteve fechado para obras de restauração por 15 meses, abre suas portas com o Teatro Vianinha como seu principal local de apresentação, um espaço cultural que homenageia Oduvaldo Vianna Filho, um dos grandes nomes do teatro político brasileiro. Com capacidade para 272 pessoas, o teatro preza pela acessibilidade e inclusão.
Serviço:
O banquete
Sextas, sábados, domingos e segundas, às 20h
Armazém da Utopia
Endereço: Armazém 6 - Cais do Porto RJ - Rio de Janeiro (RJ)
Lotação: 272 pessoas
Temporada gratuita - De 07 a 27 de setembro | Temporada Popular - De 27 de setembro a 11 de novembro
Inteira – R$ 60 / Meia – R$ 30
Vendas no site da Sympla
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse