Incêndio grave

Voluntários são convocados para ajudar recuperação da fauna da Floresta Nacional de Brasília

Reunião de orientação acontece na sede da unidade em Taguatinga

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
De acordo com o ICMBio, o incêndio atingiu 45,85% da área da unidade de conservação, totalizando 2.586 hectares. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o incêndio que devastou 45,85% da Floresta Nacional de Brasília (Flona) na última semana, a Administração da unidade de conservação convoca pessoas interessadas em participar das equipes de resgate da fauna para apoiar os animais afetados com os incêndios e revitalizar as áreas atingidas.

A reunião para orientação às pessoas que queiram ser voluntariadas na operação de recuperação da Flona iniciou nesta quarta-feira (11), às 11h, na sede da unidade, localizada na BR-070, km 01, em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal.

"Solicitamos o apoio de entidades, da sociedade civil e de todos queiram contribuir para a arrecadação de alimentos para a fauna e o chamamento de voluntários para atuar na revitalização das trilhas e desobstrução de áreas atingidas pelas quedas de árvores", diz o comunicado da Administração da Flona.

O objetivo é mitigar os dados dos incêndios até a chegada das chuvas.

"Profissionais veterinários e da área ambiental, e pessoas que saibam manusear equipamentos florestais (como motosserras), são imprescindíveis nesse momento para apoiar as ações na unidade", aponta a convocação.

Resgate à fauna

incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) foi o pior dos últimos 10 anos, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo iniciou no dia 3 de setembro e foi controlado após cinco dias de combate, sendo declarado como extinto na sexta-feira (6). Ao todo, a área queimada é de 2.586 hectares, equivalente a 45,85% da unidade de conservação federal.

As operações de resgate de fauna na Floresta Nacional de Brasília seguem com a mobilização de equipes do ICMBio, Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama, Jardim Botânico de Brasília e a Fundação Zoológico de Brasília.

O principal objetivo da operação prosseguiu sendo a distribuição de alimentos e água para os animais nas áreas afetadas. Entre os itens distribuídos estão frutas e mix de sementes, que estão sendo colocados em pontos estratégicos para garantir a sobrevivência da fauna local.

Convocação para trabalho voluntário na Flona

Quarta-feira - 11 de Setembro

Horário: 11h

Local: Sede da FLONA de Brasília - BR-070, km 01 - Taguatinga.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva