Seguindo a série de reportagens sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Fortaleza, capital cearense, nas áreas da saúde e da segurança, o Brasil de Fato Ceará apresenta as propostas do postulante Capitão Wagner (União) para a capital alencarina. Os planos de governo foram enviados pelos candidatos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, que reúne em um painel as principais informações de cada candidatura.
Postulando um cargo no executivo pela terceira vez, Capitão Wagner é um nome ligado à pauta da segurança pública. Seu plano de governo tem 104 páginas, com propostas para transformar Fortaleza em uma cidade mais segura. Um dos principais programas é o "Tô de Olho", que promete integrar tecnologia de videomonitoramento com a atuação da guarda municipal. De acordo com a proposta, será um sistema composto por 20 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos de Fortaleza, como escolas, hospitais e postos de saúde.
Leia também:
:: Descubra as propostas de Sarto (PDT) para a saúde e segurança de Fortaleza ::
:: Conheça as propostas do candidato André Fernandes (PL) nas áreas de saúde e segurança para Fortaleza ::
Em outro ponto do plano, Wagner propõe o treinamento adequado e a modernização de equipamentos para a Guarda Municipal, incluindo armas de fogo. O texto diz que caso ganhe as eleições 2024, em Fortaleza, Wagner defende que a Guarda Municipal tenha equipamentos modernos e esteja armada para aumentar a eficiência e segurança pública. Para isso, o candidato propõe a criação da Academia da Guarda Municipal, para formar e desenvolver os profissionais.
O candidato também quer mapear pontos da cidade que precisam melhorar a iluminação pública. A proposta é substituir todas as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e duráveis, priorizando áreas de maior fluxo e vulnerabilidade, com o objetivo de inibir ações criminosas e facilitar a vigilância por parte das autoridades e da própria comunidade.
Para assegurar a vida de mais mulheres, Capitão Wagner quer criar o aplicativo SOS Maria da Penha, para proporcionar suporte rápido e eficiente para vítimas de violência doméstica. De acordo com a proposta, o aplicativo atuará integrado ao sistema de monitoramento da guarda municipal. O aplicativo virá com Botão de Emergência, monitoramento em tempo real e a possibilidade de cadastrar contatos de segurança que receberão alertas em caso de emergência.
Saúde
Uma das principais pautas do candidato na área da saúde é transformar Fortaleza em uma cidade de referência no cuidado das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de ações multissetoriais, como a criação do Centro de Atendimento Especializado a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com a proposta, se vencer, Wagner promete capacitar profissionais da atenção primária para refinar os diagnósticos, acesso a diversas intervenções terapêuticas e suporte para familiares e cuidadores. Outra proposta fala em criar salas de afeto nas escolas.
Na área da saúde mental, o candidato promete a criação do "Programa Mente Saudável", centrado em ações estratégicas e integradas para acompanhamento, prevenção e tratamento de saúde mental aos fortalezenses.
Capitão Wagner pretende criar o programa "Saúde Veloz", que tem como objetivo zerar as filas de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A proposta inclui a contratação de instituições privadas para a realização de mutirões de atendimento pelo SUS.
Para os idosos, Wagner promete a implantação de um hospital especializado para atendimento humanizado à população com 60 ou mais anos de idade.
Há ainda propostas para ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps); capacitação em primeiros socorros psicológicos e atendimento de urgência e emergência para dependentes químicos.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Fonte: BdF Ceará
Edição: Lívio Pereira