Brasil e Rússia

Em ligação com Lula, Putin se solidariza com incêndios; líderes discutem também Ucrânia e Brics

Rússia pode ajudar a apagar focos de incêndios que atingem território brasileiro

Brasil de Fato | São Petersburgo (Rússia) |
Presidente russo, Vladimir Putin, participa da XV Cúpula do Brics, na África do Sul, por vídeoconferência - Kremlin.ru

O presidente russo, Vladimir Putin, realizou uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (18), e manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais. Uma nota divulgada pela chancelaria russa relata que "foram discutidas questões atuais relativas ao futuro desenvolvimento da parceria estratégica russo-brasileira". 

Em particular, Putin expressou sua disponibilidade para prestar assistência, se necessário, na superação das consequências do desastre natural provocado pelas queimadas no Brasil. 

"Foi confirmado o interesse mútuo na construção do diálogo político e da cooperação mutuamente benéfica em vários domínios, incluindo o comércio, a agricultura, a energia e a cooperação industrial", diz a nota. 

Vladimir Putin também agradeceu ao Brasil por apoiar as prioridades da presidência russa do Brics e informou Lula sobre o andamento dos preparativos para a cúpula em Kazan, entre os dias 22 e 24 de outubro. 

"Ambas as partes ressaltaram o desejo de continuar o trabalho conjunto em áreas-chave de cooperação no Brics, incluindo no setor financeiro. Também foi enfatizada a disposição para aprofundar a coordenação tanto no G20, onde o Brasil preside este ano, quanto em outras plataformas multilaterais", diz a nota.

A chancelaria russa também destacou que os líderes discutiram a resolução do conflito ucraniano. "Tendo em conta o interesse confirmado de Luiz Inácio Lula da Silva em contribuir para a busca de formas de resolver o conflito ucraniano, Vladimir Putin delineou as avaliações fundamentais da Rússia a este respeito", completa a nota.

Edição: Rodrigo Durão Coelho