IMAGENS IMPRESSIONAM

Novo ataque ucraniano de drones contra a Rússia causa evacuação e grande incêndio

Incêndio de grandes proporções foi causado por ataque ucraniano em região que contém arsenais militares russos

Brasil de Fato | São Petersburgo (Rússia) |
Imagem de satélite de 18 de setembro de 2024 sobre um depósito de munição em Toropets, depois de ataque de drones ucranianos. - Imagem de satélite ©2024 Maxar Technologies / AFP

Um ataque de drones da Ucrânia causou uma grande explosão e um incêndio na cidade russa de Toropets, na região de Tver, na madrugada desta quarta-feira (18). 

De acordo o governador da região, Igor Rudenya, o incêndio começou "em decorrência da queda de destroços de drones ao repelir um ataque das forças de defesa aérea". Ele não especificou qual instalação foi atacada.

Foi anunciada uma evacuação parcial da população do território o sistema de defesa aéreo russo estava operando e o fogo estava sendo contido. Posteriormente o governo da região de Tver informou "a situação está sob controle", acrescentou o governo.

O Ministério da Saúde russo, por sua vez, informou que na região, "como resultado da queda de destroços de drones", 13 pessoas foram hospitalizadas em estado moderado na região de Tver.

A cidade de Toropets é conhecida por abrigar unidades militares das Forças Armadas da Rússia, incluindo grandes arsenais de mísseis e munições, portanto acredita-se que a escala do incêndio causado na região foi pelo fato de um destes arsenais ter sido atingido. Foi o que disseram fontes das Forças Armadas da Ucrânia, citadas por diversos meios de comunicação. 

O arsenal de munições da cidade de Toropets foi construído foi como parte de um programa lançado pelo Ministério da Defesa russo ainda em 2012 visando melhorar o sistema de armazenamento de munições e explosivos. 

De acordo com o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Andrei Kovalenko, os mísseis russos S-300 e S-400 MLRS, bem como os mísseis balísticos Iskander e os mísseis norte-coreanos KN23 foram armazenados em um depósito de munição no cidade de Toropets.

O governador da região de Tver, Igor Rudenya, anunciou que a partir das 12h (horário de Moscou) o acesso a Toropets foi reaberto após a evacuação anunciada. "Assim, todos os que desejam regressar às suas casas serão transportados de automóvel", declarou o serviço de imprensa do governo da região de Tver. O governador também disse que não houve “feridos graves” ou mortos como resultado do ataque de drones. Veja as imagens impressionantes no vídeo abaixo:

Edição: Rodrigo Durão Coelho