'Inédito viável'

103 anos do educador: Paulo Freire é homenageado com selo e carimbo pelos Correios

A arte está disponível nas agências dos Correios, físicas e virtuais, pelo preço de R$ 2,55

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O desenho em homenagem a Paulo Freire foi feito com base nas artes populares que utilizam gravuras, como a literatura de cordel - Foto: Arquivo Instituto Paulo Freire

Os 103 anos do nascimento de Paulo Freire serão homenageados com um selo e carimbo comemorativos pelos Correios, nesta quinta-feira (19).  

O lançamento será feito em São Paulo e no Recife, onde o filósofo e educador nasceu. Na capital paulista, o evento ocorre na Câmara Municipal, a partir das 19h30. Já na capital pernambucana, será na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 18h30, como parte da abertura do XII Colóquio Internacional Paulo Freire.

A arte foi feita por Claudius Ceccon, cartunista e diretor-executivo do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), que conviveu com Paulo Freire no exílio em Genebra, na Suíça, durante a ditadura militar no Brasil.  


Sele dos Correios em homenagem aos 103 anos de Paulo Freire / Divulgação/Correios

A imagem do selo e do carimbo traz Paulo Freire como um camponês segurando um estandarte com um dos conceitos utilizados pelo educador, “Inédito Viável”. "Parece contradição, porém é mais um neologismo dele para fazer a sociedade pensar: 'Inédito, isto é, nunca aconteceu; mas Viável, porque é possível fazer acontecer'", explicou os Correios. 

O desenho foi feito com base nas artes populares que utilizam gravuras, como a literatura de cordel. A arte está disponível nas agências dos Correios, físicas e virtuais, pelo preço de R$ 2,55. No total, a impressão anunciada é 96 mil tiragens. 

Edição: Nathallia Fonseca