disputa

Tramonte segue na liderança para prefeitura de BH com 29%, mostra Real Time Big Data

Pesquisa indica crescimento de Bruno Engler (PL), de 15% para 20%, e do atual prefeito, de 13% para 18%

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Tramonte oscilou 2% para baixo em relação ao levantamento anterior, de 11 de setembro - Willian Dias/Arquivo ALMG

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) continua na liderança da corrida para a prefeitura de Belo Horizonte, com 29% das intenções de voto, mostra pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (19). No levantamento anterior, publicado em 11 de setembro, ele tinha 31%. 

O deputado estadual Bruno Engler (PL) passou de 15% para 20% nesta sondagem. O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), aparece com 18%, contra 13% em setembro. Eles estão tecnicamente empatados pela margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Duda Salabert (PDT) tinha 12% na última apuração, e agora tem 7%. Gabriel Azevedo (MDB) passou de 2% para 6% das intenções de voto. Rogério Correia (PT) oscilou de 6% para 5% e Carlos Viana (Podemos) passou de 6% para 3%. Lourdes Francisco (PCO), Indira Xavier (UP) e Wanderson Rocha (PSTU) permaneceram sem pontuar. 

As intenções de voto nulo ou branco ficaram em 6%. Os que não souberam ou não responderam também somaram 6%.

O levantamento do Real Time Big Data ouviu mil eleitores de Belo Horizonte entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-08734/2024.

Pesquisa espontânea

No modelo em que os entrevistados não recebem a lista com os nomes dos candidatos, Mauro Tramonte também lidera, com 18% de citações. Bruno Engler foi lembrado por 13% dos eleitores, Fuad por 12% e Duda Salabert, 6%. Gabriel Azevedo foi citado por 3%, Rogério Correia por 2% e Viana, 1%. 

Outros candidatos somaram 2%. Os votos nulos ou brancos representam 10% e os indecisos foram 33% dos eleitores entrevistados.

Edição: Thalita Pires