Nas telonas

Cine Cidadania, no Rio, exibe sessão gratuita do documentário 'Notícias de uma Guerra Particular'

Evento ocorre na terça (1º), organizado pela Universidade da Cidadania do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
“Notícias de uma Guerra Particular” retrata de forma impactante a realidade da violência nas favelas do Rio de Janeiro - Reprodução

Para celebrar os 25 anos do documentário “Notícias de uma Guerra Particular”, a produção exibida em sessão especial gratuita no cinema Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro na terça-feira (1º), às 19h. O evento marca o início da programação do Cine Cidadania, organizado pela Universidade da Cidadania do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A sessão será seguida de um debate com a presença do diretor do filme, João Moreira Salles, do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares e da liderança comunitária do Morro Santa Marta Itamar Silva. A diretora da Universidade da Cidadania, Eleonora Ziller, fará a mediação da conversa.

“Notícias de uma Guerra Particular” retrata de forma impactante a violência nas favelas do Rio de Janeiro no final da década de 1990, por meio de depoimentos de moradores, policiais e traficantes. O filme é um marco no debate sobre segurança pública e direitos humanos no Brasil, levantando questões que continuam centrais na discussão sobre violência urbana e desigualdade social. A exibição é gratuita e aberta ao público.

O evento marca a parceria com a recém-inaugurada Cátedra Patrícia Acioli, uma iniciativa do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ dedicada à promoção de estudos sobre segurança pública e direitos humanos. Coordenada pelo professor Luiz Eduardo Soares, a cátedra homenageia a juíza Patrícia Acioli e tem como objetivo reforçar o compromisso da universidade em fomentar debates fundamentais sobre justiça e cidadania no Brasil.

Serviço

Data: 1º de outubro de 2024

Horário: 19h

Local: Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)

Entrada: Gratuita

 


 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse