O Brasil de Fato lança no Youtube, nesta terça-feira (24), o documentário Terra Vista, que retrata a produção de cacau pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Produzido em parceria com a Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCS), o filme conta a história de camponeses do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), que reflorestaram uma antiga fazenda degradada e, por meio da agroecologia, tornaram-se uma alternativa ao modelo hegemônico da produção desse fruto no Brasil.
Com direção do repórter do Brasil de Fato Pedro Stropasolas e de Noa Cykman, pesquisadora da Universidade da Califórnia, o documentário traz entrevistas inéditas com assentadas e assentados, incluindo alguns dos primeiros moradores, e mostra como se dá, até hoje, o processo de transição agroecológica.
"Chocolate rebelde"
As trajetórias e reflexões dos membros da comunidade expõem uma agenda que funde justiça social, soberania alimentar e restauração ecológica. "As pessoas têm que ver o processo produtivo, o processo de construção de solo, o trabalho que dá, para as pessoas entenderem, darem valor e comprarem o nosso chocolate rebelde, com essa história, com esses sabores e com esses fazeres", relatou Joelson Ferreira, um dos entrevistados.
O MST ocupou a fazenda em 8 de março de 1992 e, após cinco despejos, conquistou a propriedade para interesse social, contra os latifundiários e coronéis do cacau da região.
Atualmente, 55 famílias, em uma área de 904 hectares, estão envolvidas na produção de cacau e chocolate, que se destaca pela cadeia produtiva limpa, bem como pela abordagem agroflorestal e pela preservação ecológica. Desde 2000 até hoje, a comunidade recuperou 92% da mata ciliar do Rio Aliança e 80% de suas nascentes.
Assista ao documentário Terra Vista:
Edição: Nicolau Soares